logo da capes
logo pós-graduação psicologia

Mestrado e doutorado em Psicologia da USF é o melhor do Brasil entre particulares

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF) recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a nota 7 (nível de excelência), avaliação máxima de um programa de stricto sensu no Brasil. Na história da pós-graduação brasileira na Área da Psicologia, apenas instituições públicas receberam a nota 7. Neste ano, a USF é a primeira e única universidade particular a receber o conceito máximo de excelência.

Os programas que receberam a nota 7 são aqueles com doutorado e que tenham recebido o conceito Muito Bom em todos os cinco quesitos avaliados: Proposta do Programa, Corpo Docente, Corpo Discente/Teses e Dissertações, Produção Intelectual e Inserção Social e nos vários itens que os compõem a avaliação da CAPES, além de uma série de outras condições que precisam ser atendidas.

A questão da internacionalização também foi decisiva para a obtenção da nota de excelência. Para que seja assegurado um patamar de qualidade compatível com os melhores programas da área no mundo são avaliados os seguintes indicadores: informações sobre a produção bibliográfica veiculada em periódicos estrangeiros, informações sobre os intercâmbios acadêmicos envolvendo alunos e docentes com outros programas no exterior. Para a nota 7 também são analisados desempenhos equivalentes aos centros internacionais de excelência na área; nível de desempenho diferenciado em relação aos demais programas da área; solidariedade e nucleação ministério da educação.
O coordenador do Programa Stricto Sensu em Psicologia, Fabián Javier Marín Rueda, destaca alguns fatores que permitiram que o Programa se tornasse o melhor entre as instituições particulares. “O Programa tem 16 anos de existência e veio paulatinamente estabelecendo metas para o aprimoramento de sua qualidade. Importante destacar que o tempo de existência é muito pequeno para ter alcançado a nota máxima. Há um intenso trabalho em grupo, há critérios para produção e envolvimento do docente nas tarefas, assim como um comprometimento muito grande dos alunos. Também há um grande apoio institucional, sem o qual seria impossível o atendimento das metas previstas”, afirmou o coordenador.

A participação e engajamento dos docentes do stricto sensu em Psicologia também foram fundamentais. “Os docentes têm importância ímpar nesta conquista, pois uma parte importante da avaliação da CAPES se refere a produção intelectual dos docentes, ao número de orientandos, critérios de internacionalização e inserção social. Nesse sentido, importante destacar algumas posições de destaque que o corpo docente ocupa atualmente como membros de comissões de avaliação, Institutos, associações e conselhos de classe”, explicou o professor Fabian.

Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco tem como área de concentração a avaliação psicológica, com quatro linhas de pesquisa: construção de instrumentos, educacional, saúde mental e trabalho. O foco em Avaliação Psicológica foi inspirado pela necessidade da qualificação de instrumentos e da melhoria na formação profissional. Informações podem ser acessadas em usf.edu.br/ppg.
> Ver mais notícias