logo da capes
logo pós-graduação psicologia
 

Alunos de Psicologia promovem ação de Orientação Profissional na Feira de Profissões do Câmpus Bragança Paulista

No dia 5 de novembro, durante a Feira de Profissões promovida pela Universidade São Francisco (USF) no Câmpus Bragança Paulista, foi realizada uma ação de Orientação Profissional e de Carreira. O evento reuniu mais de 3 mil participantes nos períodos matutino e noturno.

A iniciativa surgiu da disciplina optativa "Orientação Profissional e de Carreira", oferecida ao 10º semestre do curso de Psicologia no período noturno. Ministrada pelo professor Gustavo Henrique Martins, a disciplina contou este semestre com oito alunos matriculados. Ao longo do semestre, os estudantes aprenderam conceitos sobre a área de Orientação Profissional e de Carreira e desenvolveram uma proposta de intervenção para ser apresentada na Feira. De forma voluntária, os estudantes de Psicologia participaram dos dois períodos do evento.

As feiras de profissões, em geral, têm como objetivo principal proporcionar momentos de exploração e informação sobre cursos de interesse dos participantes, geralmente estudantes do Ensino Médio. Neste período de transição, é comum que os jovens enfrentem indecisões sobre seu futuro educacional e profissional. Nesse sentido, ações de Orientação Profissional e de Carreira são valiosas, contribuindo para o autoconhecimento e processos de exploração mais informados.

As atividades promovidas pelos estudantes de Psicologia ocorreram no anfiteatro e no estande do curso. No anfiteatro, foi oferecido um teste de interesses profissionais, respondido em Chromebooks disponibilizados pela USF, com resultados imediatos. Este teste é fruto da tese de doutorado do professor Gustavo. Além disso, foi disponibilizado um espaço de acolhimento para os participantes interessados em conversar mais sobre suas escolhas profissionais. A USF também imprimiu panfletos contendo um roteiro de perguntas para auxiliar os participantes na exploração de informações sobre os cursos de seu interesse. No mesmo espaço, foi construído um mural de post-its onde os participantes responderam à pergunta: "O que você quer ser após o Ensino Médio?"

No estande de Psicologia, os estudantes auxiliaram na resolução de dúvidas dos visitantes sobre o curso, em conjunto com os professores da USF. Também foi distribuído um informativo com as principais informações sobre o curso de Psicologia, escrito de forma atrativa e acessível. Por fim, foi disponibilizado um QR code para que os interessados pudessem responder a um teste de interesses por áreas da Psicologia, com o intuito de apresentar possíveis áreas de atuação que os participantes talvez não conhecessem. Este último teste também foi desenvolvido e pesquisado por pesquisadores da USF, incluindo o professor Gustavo.

Ao todo, 300 participantes foram beneficiados pela ação promovida pelos estudantes de Psicologia. Alguns adolescentes relataram que as atividades os ajudaram neste momento de indecisão, enquanto outros afirmaram que a ação contribuiu para reforçar as opções que já haviam considerado. A iniciativa também contou com a presença de graduandos da USF, que viram na ação uma oportunidade de refletir com maior profundidade sobre seus interesses profissionais.

Confira os depoimentos:

“A importância desta ação foi de aproximar os adolescentes com a Universidade, possibilitando um contato desses adolescentes com professores, graduandos e o espaço acadêmico”. Kevin Titanelli, estudante de Psicologia

“A ação permitiu que nós, futuros psicólogos, aplicássemos na prática nossos conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos em aula, enriquecendo nossa formação e promovendo impacto positivo na comunidade”. Natália Costa, estudante de Psicologia

“Participar desta ação foi gratificante, pois além de contribuir para minha formação como psicóloga, foi muito bom ver o resultado positivo gerado nos adolescentes”. Rafaela Baisi, estudante de Psicologia

“No primeiro dia de aula eu comentei que teríamos uma Feira de Profissões na USF neste semestre e que poderíamos pensar em algo relacionado ao tema da aula para contribuir com a programação do evento. Contudo, confesso, que fiquei impressionado com o interesse e disponibilidade que os alunos demonstraram para esta ação desde o início. Foi muito interessante como tudo foi sendo construído ao longo do semestre em muitas mãos. No dia da Feira ver os estudantes colocando em prática tudo o que conversamos em aula foi verdadeiramente gratificante! Gostaria muito que esta ação ocorresse também nos próximos anos”. Gustavo Martins, professor de Psicologia.

Galeria de fotos

$image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo
> Ver mais notícias