logo capes
logo pós-graduação psicologia

Pesquisadora do PPGSS Ciências da Saúde da USF volta do Canadá com novas técnicas e parcerias

Neste mês de abril, a professora Raquel de Cássia dos Santos retornou às atividades de forma presencial na Universidade São Francisco (USF), após um ano de atividades na Universidade de Calgary, Canadá.

A professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Ciências da Saúde, teve seu projeto de pesquisa no exterior aprovado pela FAPESP (2021/11109-0) e, com apoio da USF, passou doze meses no Calvin, Phoebe & Joan Snyder Institute for Chronic Diseases, recebida pelo professor Wallace MacNaughton. Lá, a professora estudou o papel das antocianidinas malvidina e cianidina e os seus mecanismos na permeabilidade intestinal. A realização desse projeto propiciou o desenvolvimento de novas habilidades científicas, que agora serão implementadas em seus projetos aqui na USF, em parceria com o Prof. MacNaughton e sua equipe. Além dos modelos experimentais em animais já realizados pela professora, agora será também possível desenvolver análises in vitro de investigação da permeabilidade intestinal, para analisar como moléculas de origem vegetal podem atuar nos diferentes fenótipos celulares intestinais.

Os resultados preliminares deste estudo foram apresentados em dois eventos científicos: Banff Inflammation Workshop (BIW 2023) e Canadian Digestive Diseases Week™ (CDDW 2023), e em breve os resultados serão publicados em revistas científicas. Além disso, uma colaboração contínua com o Human Organoid Innovation Hub do Snyder Institute (HOIH) está sendo estabelecida, o que prevê que seus alunos possam participar de treinamentos futuros em suas instalações.

O Dr. MacNaughton é professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, membro original do Snyder Institute for Chronic Diseases e também é membro do Alberta Children's Hospital Research Institute. Ele estuda a função epitelial intestinal em saúde e doenças inflamatórias, sendo membro também da Associação Canadense de Gastroenterologia e da Sociedade Fisiológica Americana, e é co-autor de 3 capítulos sobre drogas gastrointestinais no livro "The Pharmacological Basis of Therapeutics", de Goodman & Gilman.

Galeria de fotos

Apresentação de pôster durante o BIW 2023. Grupo de pesquisa, o professor Wallace ao centro da imagem durante a participação no BIW, em janeiro de 2023.
> Ver mais notícias