logo capes
logo pós-graduação psicologia

USF promove II Seminário da Pós-Graduação Stricto-Sensu

A Universidade São Francisco (USF) promoveu, no dia 19 de maio, sexta-feira, no Câmpus Campinas (Swift), o II Seminário da Pós-graduação Stricto Sensu.

O objetivo do evento foi ampliar a integração entre os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGSS) da USF (Ciências da Saúde, Educação e Psicologia), discutir os processos de avaliação da CAPES, buscar estratégias para monitorar os indicadores de desempenho dos programas, considerando os resultados da avaliação quadrienal, e consolidar ainda mais as pesquisas de alto nível realizadas na USF.

O evento contou com a presença do Reitor da USF, Prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia, do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Dilnei Lorenzi e Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral. Os representantes institucionais Rodrigo Ribeiro Paiva, Diretor Administrativo, Prof. Paulo Eduardo Silveira, Diretor do Câmpus Campinas – Unidades Swift e Cambuí e Prof. Renato Adriano Pezenti e a Coordenadora dos Núcleos de Pesquisa Acadêmica (NPA) e Pós-Graduação Stricto Sensu (NPS) Profa. Dra. Iara Lúcia Tescarollo também marcaram presença, assim como os coordenadores, assessores e estudantes dos programas de pós-graduação.

Durante a abertura, o Reitor da USF contextualizou o cenário das pesquisas e dos programas de pós-graduação no Brasil. "É importante o papel das nossas instituições comunitárias para a pesquisa brasileira", destacou.

Prof. Dilnei Lorenzi, apresentou a trajetória dos programas stricto sensu na USF desde 2018, baseado no Planejamento Estratégico Institucional. "Estabelecemos premissas para pesquisa, promovendo a integração entre os programas de stricto sensu e a graduação, mas, mantendo suas particularidades", explicou o pró-reitor.

Para Prof. Adriel de Moura Cabral, seminários como esse reafirmam nosso compromisso social. "Poucas instituições com o perfil da USF têm sustentabilidade financeira. Somos instituições corajosas, com missões muito fortes. Competimos com diversas outras IES, mas somos relevantes para a sociedade", ressaltou.

A palestra de abertura foi ministrada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a professora Dra. Paula Cristina Trevilatto. A temática foi "Gestão, planejamento e desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu". Durante a apresentação, a professora apresentou os dados atuais da PUC-PR e seus 16 Programas de Pós-Graduação stricto sensu, ressaltando os desafios semelhantes com os programas da USF.

No período da tarde, também foram realizadas palestras com renomados professores. O professor Dr. Rafael de Brito Dias, docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp, compartilhou seu conhecimento com os participantes. Além disso, o professor Dr. Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador do Comitê de Assessoramento da Área de Educação (CA-ED) no CNPq, trouxe sua experiência e expertise na área educacional. Também tivemos o prazer de receber o professor Dr. Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, renomado docente de Psicologia Social das Organizações no Instituto de Psicologia e Superintendente de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Bahia, que contribuiu com insights valiosos durante sua palestra. Coordenadores dos programas tiveram a oportunidade de contextualizar cada temática.

O II Seminário da Pós-Graduação Stricto-Sensu da USF promoveu perspectivas variadas no cenário da pesquisa, no Brasil.

> Ver mais notícias