logo capes
logo pós-graduação psicologia

Pesquisador da USF está entre os mais citados do mundo

O Professor Fernando Augusto de Lima Marson, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), foi incluído na lista dos cientistas com mais citações do mundo do ano de 2022. Na lista, o Brasil é representado por 1294 pesquisadores no ranking.

A lista é elaborada anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e classifica os cientistas em suas respectivas áreas de atuação. A quinta edição da “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” foi publicada em outubro pela Elsevier.

O Professor Marson tem se dedicado ao estudo de dados epidemiológicos associados a doenças que acometem o sistema respiratório, principalmente, dentre aqueles com necessidade de hospitalização. Durante os últimos anos seus estudos foram direcionados ao entendimento da progressão da COVID-19 no Brasil sendo um dos responsáveis em alertar sobre as elevadas taxas de subdiagnósticos. Ademais, o pesquisador foi responsável em descrever o papel na asma perante a resposta a infecção pelo SARS-CoV-2, que foi divulgado por mais de 140 meios de comunicações nacionais e internacionais.

A seleção dos cientistas foi realizada pela análise de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por.

Clique aqui para consultar os dados completos sobre a análise.

> Ver mais notícias