Comunicação Externa

O Departamento de Marketing da USF, em conjunto com empresas especializadas em assessoria de imprensa, publicidade e comunicação digital, relaciona-se com os alunos e a comunidade, utilizando meios de comunicação eficientes a fim de manter a transparência em suas ações.


Principais meios de comunicação

  • Site institucional: canal de comunicação web.
  • Hotsites: direcionados às campanhas institucionais de forma esporádica.
  • Mídias sociais: perfis oficiais em redes sociais direcionados à divulgação de ações institucionais, bem como a promover interação e informação para uma formação profissional de qualidade entre alunos, ex-alunos e interessados em estudar na universidade.
  • E-mail marketing: direcionado a divulgações de ações institucionais, como comunicados sobre vestibular, pós-graduação, entre outros.
  • Publicidade: abrange diversos meios e ações com o objetivo de divulgar os cursos da universidade e, esporadicamente, temas institucionais.
  • Aluno on-line: ambiente restrito, em que a instituição disponibiliza conteúdos aos alunos e ex-alunos.
  • Comunicação com ex-alunos: mantém uma política institucional permanente de estudos e análise sobre alunos egressos, com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino ofertada e a adequação de seus currículos frente às tendências do mercado profissional.
  • Ações de marketing direto: blitz em locais estratégicos, eventos em parceria com empresas, feira do estudante, entre outros.

Revista Horizontes

Veículo de divulgação e debate da produção científica vinculada ao programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da USF. Tem como propósito servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos e resenhas, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas. A distribuição é feita para instituições, com programas de pós-graduação em Educação, autores, comissão editorial e pesquisadores da área. Para garantir uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, a revista aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

Com periodicidade semestral, a revista é composta por um dossiê com temática educacional e artigos de demanda espontânea.


Revista PsicoUSF

Publicação quadrimestral vinculada ao programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da USF, que visa a promover o debate da produção científica nessa área. A revista serve de fórum para a apresentação e divulgação de pesquisas atuais no campo da Psicologia e ao mesmo tempo é um veículo de disseminação do conhecimento a pesquisadores, profissionais e demais interessados pela temática.

Ouvidoria

O objetivo da Ouvidoria para a USF é proporcionar uma via ágil para a solução de problemas e correções necessárias, contribuindo, dessa forma, para a constante retroalimentação de informações, essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento de sua credibilidade. É um espaço que garante a participação efetiva da sociedade, por meio de sugestões, críticas, informações, solicitações, opiniões, reclamações, denúncias e elogios.

Com um prazo médio de 48 horas para retorno das solicitações recebidas, a Ouvidoria busca assegurar o atendimento acessível, confidencial, imparcial, ético e comprometido com os direitos dos manifestantes e com o cumprimento das normas e princípios da instituição.

Para isso, utiliza o Customer Relationship Management (CRM), ferramenta que permite o registro e acompanhamento de todo o processo do atendimento, bem como fornece estatísticas e análises que servem de apoio às decisões gerenciais e acadêmicas.

Em 2012 foram realizados 17 003 registros na Ouvidoria/Fale Conosco USF, com 100% de atendimentos concluídos, abordando temas diversos: acadêmico, estrutura, docente, financeiro, limpeza, site, identificação, atendimento, senhas de acesso, controle de benefícios, entre outros.


Grau de Satisfação com Relação ao Atendimento

Após os clientes receberem resposta às suas solicitações, eles são convidados a participar de uma pesquisa de satisfação. Em 2012, cerca de 70% dos clientes responderam à pesquisa e, destes, 84% apresentaram satisfação dentro do esperado.

Início | Agradecimento | Organizadores | Download
Copyright© USF 2013