Direitos Humanos

Face ao grande desenvolvimento científico de nossa época, urge ressaltar o valor e a centralidade do ser humano, fim primeiro e último de qualquer sociedade. Disso decorre a promoção dos direitos humanos, assegurando que as pessoas possam se desenvolver livremente, bem como participar de forma ativa nas discussões sociais, sem que haja qualquer forma discriminatória de raça, credo, gênero etc.

Todas as pessoas, em virtude de sua própria existência, devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem cidadãos conscientes, como também devem ter acesso aos benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, instituída pela Organização das Nações Unidas, como um ideal comum a ser atingido por todos os povos, visa que cada indivíduo e órgão da sociedade se esforcem, por meio do ensino e da educação, no sentido de promover o respeito à liberdade e à condição humana.

Portanto, faz-se necessário considerar a amplitude da educação como fonte promotora de cidadãos politicamente corretos e justos em suas atitudes para com os demais. São as relações de aprendizado, na família, na escola e nos diversos ambientes sociais, que formam pessoas comprometidas com a justiça, igualdade e fraternidade e preparadas para combater qualquer forma de corrupção ou discriminação.

A sociedade se tornará, cada vez mais, verdadeiramente humanitária a partir do momento em que cada pessoa tenha consciência de que é preciso inserir a equidade social na consciência do nosso tempo.


Início | Agradecimento | Organizadores | Download
Copyright© USF 2013