A USF disponibiliza a sua estrutura física, tecnológica e de pessoas, professores e funcionários, na forma de prestação de serviços qualificados, visando a facilitar aos seus alunos a atuação prática em organizações, com ou sem fins lucrativos.
Por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, a USF presta atendimento jurídico gratuito à população carente de Bragança Paulista e região, orientando sobre casos apresentados em todas as áreas do Direito. Essa atuação vem colaborando na geração de dados reais e concretos, permitindo a formação de um banco de dados, produtivo à pesquisa sociojurídica.
Em 2012, o NPJ realizou aproximadamente 180 atendimentos à comunidade. Alguns dos serviços prestados pelo núcleo, sistematicamente:
A Clínica Odontológica da USF atende, gratuitamente, a população em diversas especialidades, como cirurgia bucomaxilofacial, restauração, prótese, radiologia odontológica, entre outras. O desenvolvimento das atividades clínicas está pautado na capacitação inter e transdisciplinar, preparando o aluno para integrar equipes multiprofissionais e enfrentar as transformações da sociedade e do mercado. Assim, as atividades na clínica buscam assegurar o desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes a um cirurgião-dentista para a atuação profissional plena.
Em 2012 foram realizados 6 709 atendimentos.
A USF disponibiliza a estrutura da Clínica Escola de Fisioterapia, no campus Bragança Paulista, onde os alunos, orientados pelos professores, prestam atendimento à comunidade.
Em 2012 foram realizados 2 264 atendimentos nas seguintes áreas de atuação:
A USF presta assistência ambulatorial às crianças portadoras de asma por meio de avaliação, orientação aos familiares, triagem e atendimento fisioterapêutico de reabilitação pulmonar. A atividade busca minimizar o impacto do uso de medicamentos de controle da doença pulmonar e melhorar a independência e o bem-estar na vida diária do paciente.
Os atendimentos são realizados uma vez por semana no Ambulatório de Fisioterapia Cardiorrespiratória da Clínica Escola de Fisioterapia da USF. Em 2012, treze crianças foram atendidas pelo projeto.
Os acadêmicos do curso de Fisioterapia acompanharam a rotina do profissional fisioterapeuta em Oncologia, no Hospital Universitário São Francisco. Essa área é uma especialidade em expansão na prática clínica e em pesquisas científicas, que revelam a eficácia dos tratamentos oferecidos e a satisfação dos pacientes com uma equipe multiprofissional.
Os três alunos participantes tiveram a oportunidade de elaborar formulários de avaliação e protocolos de reabilitação, em que descreveram etapas do tratamento, como educação, orientação e execução de exercícios supervisionados, destinado a oito mulheres submetidas à cirurgia por câncer de mama.
A USF disponibiliza à comunidade atendimentos psicológicos em dois de seus campi, São Paulo e Itatiba, e, com o intuito de ampliar o número de pessoas beneficiadas e também atender a demandas específicas da região, a universidade realiza convênios/parcerias com organizações públicas ou privadas.
Em 2012 foram realizados mais de 230 atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, em áreas como: psicodiagnóstico e psicoterapia.
A Clínica Escola de Nutrição da USF promove, com os alunos
do curso de Nutrição, atendimento ambulatorial nutricional
gratuito e individualizado, com foco na promoção de saúde e
qualidade de vida. Os pacientes, após avaliação quanto ao seu
estado nutricional, recebem proposta dietética individualizada.
Todos os atendimentos são supervisionados por professores e
profissionais da área.
O atendimento gratuito está disponível para toda a comunidade e em 2012 beneficiou 150 pessoas.
Os estudantes do curso de Medicina da
Universidade São Francisco têm a oportunidade
de vivenciar as práticas da profissão no Hospital
Universitário São Francisco (Husf). A estrutura
proposta pelo estágio teórico-prático nas áreas
básicas do conhecimento médico — Clínica Médica,
Clínica Cirúrgica, Ginecológica e Obstetrícia, Pediatria,
Saúde Mental e Saúde Coletiva — permite ao estudante
o contato com diferentes campos do saber médico. Essa
prática favorece a construção de horizontes mais amplos
para o exercício da medicina, ao mesmo tempo em que
constrói o caminho para a escolha da especialidade do
futuro profissional.
Em 2012, o estágio teórico-prático, do curso de Medicina da USF, apresentou os seguintes números: