Pesquisa e Produção Científica

A USF conta com três programas de pós-graduação stricto sensu que oferecem os níveis mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia, avaliados pela Capes com conceitos 4, 4 e 6, respectivamente.

O conceito 6 concede ao programa de pós-graduação em Psicologia padrão de excelência internacional.

Todos os programas desenvolvem projetos de pesquisa que contam com investimentos de agências de fomento externo, que, em 2012, superaram R$ 1 milhão de reais, refletindo a importância dos temas pesquisados.



Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica busca preparar alunos da graduação para a iniciação à pesquisa, repassando métodos e técnicas envolvidos no processo.

O estudante participante recebe bolsa mensal concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); pela USF, por meio do Programa de Bolsa-auxílio de Iniciação à Pesquisa Científica (Probaic); por outras agências de fomento ou, ainda, pode realizar seu projeto de pesquisa voluntariamente, orientado por um professor.

Em 2012 houve um aumento nas atividades de pesquisa para todos os docentes e alunos dos cursos de graduação da universidade, antes restrita aos alunos de pós-graduação stricto sensu e aos cursos de graduação diretamente a ele vinculados. O motivo foi a implantação do Núcleo de Pesquisa Acadêmica na instituição. Essa mudança ocasionou uma ampliação significativa no número de projetos realizados e na participação de docentes e discentes.


Comitê de Ética em Pesquisa

Criado para defender os interesses dos pesquisadores, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos ditados por normas e diretrizes regulamentadoras.


Pesquisa com Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos é regulamentado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde. No intuito de contribuir para a qualidade das pesquisas e valorização do pesquisador, o comitê orienta os docentes e acadêmicos, por meio de sua secretaria, prestando todo o apoio necessário.

O comitê presta contas à Conep com relatórios semestrais, nos quais é mensurada a quantidade de projetos realizados no período. Com a implantação da Plataforma Brasil, todos os relatórios semestrais passam a ser on-line, não havendo mais a necessidade do envio de documentos impressos.

Em 2012 foi criada a Plataforma Brasil, com mecanismos de busca que possibilitam a análise retrospectiva das pesquisas em andamento no país. O novo sistema informatizado inclui a digitalização de documentos impressos que até então tramitavam. Essa expansão garante maior agilidade ao processo de revisão e acompanhamento ético das pesquisas com cadastramento on-line de todos os projetos submetidos à avaliação, o que permite a construção de um banco de dados constantemente atualizado.

Pesquisa com Animais

O Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua) foi criado em 2008 por meio da Resolução Consepe 27/2008, sendo responsável pelo acompanhamento e pela fiscalização das atividades que envolvam a utilização de animais no âmbito de pesquisas. Tem por finalidade analisar, emitir parecer e expedir certificados, considerando os princípios éticos, na experimentação animal, elaborados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal, International Guiding Principles for Biomedical Involving Animals, International Council for Laboratory Animal Science e órgãos oficiais.

O comitê está em processo de credenciamento oficial com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, o que permitirá um maior controle sobre as técnicas utilizadas nos experimentos.


Início | Agradecimento | Organizadores | Download
Copyright© USF 2013