A USF preocupa-se em oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos e, para isso, sabe da necessidade de investimento constante em seu corpo docente. Assim, busca contratar e manter profissionais renomados e com vivência de mercado. A instituição também mantém constante diálogo que propicia a melhoria contínua do trabalho desenvolvido.
De acordo com a Lei n.° 10.861, cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deverá constituir Comissão Própria de Avaliação, com destaque para os seguintes objetivos:
O objetivo principal da avaliação na Universidade São Francisco consiste em instituí-la como prática permanente de autorreflexão e análise de suas ações, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos de planejamento e de decisão e para a criação de uma cultura avaliativa. Para que se atinja esse objetivo, em uma perspectiva participativa, o processo é conduzido por etapas, iniciando pela sensibilização, passando pelo diagnóstico, pela avaliação interna, pela avaliação externa e pela tomada de decisão e reavaliação do próprio processo.
Nesse sentido, um programa próprio de avaliação da instituição é de fundamental importância para verificar a concretização do discurso. Dessa forma, a avaliação tem uma estreita relação com o programa de desenvolvimento institucional.
Em 2012, foram realizadas as seguintes pesquisas:
Visando a proporcionar educação de qualidade a seus alunos, a USF se preocupa com a qualificação constante do seu corpo docente. Algumas das políticas e ações adotadas: