Sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo

O Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco (USF) tem o compromisso solidário entre ciência e cultura, técnica e arte, possibilitando a atuação profissional em campos bem abrangentes e diversificados, como o de habitação, construção geral, planejamento urbano, restauração de monumentos, estudos de impactos ambientais e arquitetura de interiores.

A questão social é uma característica presente em toda a graduação, além da prática profissional vivenciada durante o curso, assim formando um profissional comprometido com as demandas sociais, em uma sociedade cada vez mais urbana. Nas disciplinas com atividades práticas, os estudantes exercitam, acompanhados por tutores, a construção de modelos experimentais e temáticos que permitem a verificação dos conceitos já abordados na teoria. Como complemento de sua formação, o estudante tem, ainda, as disciplinas comprometidas com as práticas profissionais, que propiciam estágios e participação em projetos de pesquisa e extensão comunitária.

Coordenador do Curso do Curso Semipresencial: Paulo Eduardo Borzani Gonçalves

E-mail: paulo.eduardo@usf.edu.br

POLO NUCLEADOR
(práticas presenciais)

POLO NUCLEADO
(polo de matrícula)

Campinas (Swift)

Campinas Swift, Campinas Cambuí e Paulínia

Itatiba

Itatiba e Jundiaí

Bragança Paulista

Amparo, Atibaia, Bragança Paulista,Cambuí-MG, Extrema-MG e Mairiporã

Mercado de Trabalho Arquitetura e Urbanismo

Com a evolução da tecnologia aplicada a Arquitetura e Urbanismo, diversos profissionais passaram a trabalhar com a “prancheta na mão”, podendo desenvolver projetos para casas, edifícios, escritórios e demais ambientes a serem construídos. Porém os arquitetos e urbanistas têm-se dedicado, também, a outras tarefas para aproveitar as oportunidades do mercado e uma delas, é a restauração de ambientes e edifícios, normalmente identificados como patrimônio edificado. Se construir novos espaços não for o foco, os profissionais podem investir em reinventar espaços já existentes a partir de reformas para reutilização e requalificações. Da mesma forma, a Arquitetura de Interiores vem ganhando cada vez mais destaque nas mãos de arquitetos e urbanistas, viabilizando a garantia do conforto ambiental e da qualidade dos ambientes projetados.

As novas ferramentas da tecnologia informacional têm servido de apoio a inspiração e ao processo de criação de novos espaços e por meio da representação de projetos em 3D, ou de sua modelagem digital, tornaram-se um diferencial no momento de apresenta-los aos clientes.

Por fim, o setor público tem se mostrado outra oportunidade de destaque, já que a demanda por arquitetos e urbanistas tem aumentado neste setor, principalmente em relação às atividades de planejamento urbano e desenvolvimento sustentável das cidades inteligentes. É também nessa área que vem se estabelecendo e desenvolvendo um novo mote de atuação para os arquitetos e urbanistas, o Desenho Ambiental tem prestado relevantes serviços para a preservação do meio natural e para o controle da ação do clima sobre os centros urbanos.

 

Mensalidade

Com crédito estudantil

Estude em 4 anos e pague em 8

Mensalidade - Curso Presencial
Mensalidade - Curso Semipresencial
 

Desafio

Desconto mínimo de 35%, mas pode chegar até 100%

Mensalidade - Curso Presencial

 

50% OFF

Confira condições no site, clicando aqui.
 
Mensalidade - Curso Semipresencial

Sem Desconto e Crédito

Mensalidade - Curso Presencial

Mensalidade - Curso Semipresencial

Escolha como quer estudar:

Escolha seu Local: