logo capes
logo pós-graduação educação

USF celebra 20 anos do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) promoveu nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, o evento “Celebração de 20 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF”, no Câmpus Itatiba.

A abertura contou com a presença de professores do Programa, estudantes e ex-alunos, além da presença do reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia; do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral; a Diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa; professor Rodrigo Ribeiro Paiva, Administrador dos Câmpus e a coordenadora do Programa, professora Profa. Dra. Ana Paula de Freitas.

Durante a abertura, o Reitor da USF destacou os desafios enfrentados pelo Programa ao longo das duas décadas e suas contribuições. “Nesses 20 anos, podemos atravessar dificuldades de toda sorte, foram momentos de coragem para todos que estão no Programa. Em nome da reitoria da USF e da Mantenedora, trago essa mensagem de otimismo e agradecimento pela coragem com a qual todos os docentes têm levado adiante essa missão. Mantenham o diálogo com a graduação e despertar nos jovens o interesse pela Iniciação Científica, para o encantamento do jovem com a pesquisa”, ressaltou o reitor.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentou as mudanças recentes do programa e sua importância para o cenário regional e nacional. “Nos últimos 4 anos a Universidade vem unindo esforços, principalmente no sentido de situa- ló para a educação contemporânea, nesse ponto o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação se faz extremamente importante. Aceita os desafios, tem se reposicionado, a partir de um olhar externo e também de um forte processo de autoavaliação, construindo uma equipe coesa e que possa dar conta dessa realidade. No dia de hoje, também quero destacar esse passado próximo e no empenho para o desenvolvimento regional na formação de professores e sua contribuição interna na formação de nossos professores e que isso retorna em nossas salas de aula”, afirmou o pró-reitor.

A coordenadora do dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação também apresentou a missão que norteia todas as atividades desenvolvidas nesses 20 anos. “Em articulação com a missão institucional, delineamos a nossa. Promover a formação de docentes pesquisadores para atuarem na educação, atenta ao outro, com interação dialógica e potencialidade  para projetos coletivos sustentáveis e inovadores, objetivando a equidade e a transformação social. É neste sentido que o Programa  tem buscado por meio das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, assumir o compromisso de uma educação social transformadora e que contribua por meio dessas atividades com o enfrentamento das necessidades sociais, especialmente na cidade de Itatiba e seu entorno, mas também abrangendo  outras regiões do estado e do país”, explicou a professora.

Ao longo do evento foi realizada duas mesas-redondas com egressos e docentes contando suas memórias do Programa. Participaram a Profa. Dra. Sheila Grillo (Universidade de São Paulo), Profa. Dra. Alexandrina Monteiro (Universidade Estadual de Campinas), Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato (Universidade São Francisco), Profa. Dra. Marcia Aparecida Amador Mascia, Profa. Dra. Milena Moretto (Universidade São Francisco), Prof. Dr. Daniel Santini  (Faculdade Católica de Pouso Alegre), Profa. Dra. Luciana Aparecida Silva de Azeredo (CEFET- MG) e Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale (Universidade Federal de Lavras).

Ao final do dia foi realizado um coquetel de encerramento, com a exposição das obras do Frei Pedro Pinheiro, que utiliza uma série de materiais recicláveis.

> Ver mais notícias