logo capes
logo pós-graduação educação
 

Docentes



Conheça os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação:

Minicurrículo:

A professora Ana Paula de Freitas é graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e Mestra e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Em 2018, realizou estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT, na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, sob supervisão da Profa. Dra. Teresa Sarmento, desenvolvendo o projeto Um estudo sobre a formação docente de alunos de Pedagogia: a narrativa biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento. Atualmente desenvolve e orienta projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: escolarização de alunos com deficiência, relações de ensino, inclusão escolar, formação docente, pesquisa narrativa com criança e psicologia histórico-cultural. Líder do grupo de pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A Professora Ana Paula de Freitas desenvolve projetos de investigação fundamentados na psicologia histórico-cultural e na pesquisa narrativa, com foco para a temática das condições e possibilidades de aprendizagem escolar de alunos com deficiência. Em consonância com as perspectivas teórico-metodológica assumidas, a investigação das relações interpessoais está centrada nos processos de mediação social e de linguagem, com foco na questão da dialogia e do discurso.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Relações de ensino: professores e alunos no contexto das práticas sociais escolares

Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira
carlos.silveira@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Pós-Doutor em Educação pela USF/CAPES - Itatiba-SP. Doutor em Filosofia pela PUC-SP/CAPES. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela PUC-CAMP. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIVÁS-MG. Bacharel em Administração de Empresas pela FAI-MG. Editor do Periódico Horizontes da USF. Líder do Grupo de Pesquisas sobre as Teorias Críticas Latino-Americanas, Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre estudos Foucaultianos (GPEFE) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, ambos pela USF. Participa do Grupo de Estudos PHALA (UNICAMP).

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

O professor Carlos Roberto da Silveira desenvolve pesquisas na área da Educação sobre: Enfrentamento à Violência Doméstica que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal, em conformidade com as Políticas Públicas nas esferas da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos; Ética e estética Foucaultiano; Existencialismo, Personalismo Francês de Emmanuel Mounier e Pós-Modernidade; Discursos, Decolonialidade, Epistemologias do Sul e as Teorias Críticas Latino-Americanas. Desenvolve também, estudos na área de Filosofia com ênfase em História da Filosofia Arcaica e Clássica (especialmente em Platão).

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE)

PHALA: Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais

Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas

Minicurrículo:

É doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP e realizou estudos de pós-doutoramento na Unicamp, sob supervisão da professora Angela Kleiman. É líder do Grupo ALTER_LEGE (USF) e vice-líder do grupo ALTER-AGE (USP-USF), e membro do GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem), coordenador por Ana Luiza Smolka e Luci Banks Leite. Desenvolve pesquisas na linha de Educação, Linguagens e Processos interativos. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez um estágio de doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Luzia Bueno desenvolve pesquisas sobre as relações linguagem e trabalho docente, letramento e ensino-aprendizagem de gêneros textuais apoiando-se nos seguintes aportes teóricos: Interacionismo sociodiscursivo, Novos Estudos do Letramento, Ergonomia da Atividade e Clínica da Atividade.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

ALTER-LEGE (USF)

ALTER_AGE (CNPQ)

GPPL (CNPQ)

Profa. Dra. Marcia Aparecida Amador Mascia
marcia.mascia@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

É graduada em Letras e Mestre em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP, doutora em Linguística Aplicada, pela UNICAMP e possui doutorado sanduíche e Pós-doutorado em Educação, pela “University of Wisconsin–Madison” (EUA), no Departamento de “Curriculum and Instruction”, sob supervisão do Professor Thomas Popkewitz. Atua como docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos. Foi coordenadora do Programa nos anos de 2012 e 2013. É líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Foucaultianos e Educação” e membro dos grupos “PHALA- Educação, Linguagem e Práticas Culturais” e “Vozes (In)fames: Discursos de exclusão e resistência”.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Márcia Aparecida Amador Mascia desenvolve projetos sobre práticas discursivas educacionais na perspectiva da Análise do Discurso, Arquegenealogia de Foucault, Desconstrução, Psicanálise e Estudos Pós-Críticos; abordando as seguintes temáticas: ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira, línguas orais e línguas espaço-visuais), produção de identidades e subjetividades no mundo contemporâneo, avaliação externa (PISA), letramento digital e discursos de e sobre a pobreza.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE)

Representações e Tecnologias (de si): tramas discursivas do/no virtual

Vozes (In)fames: Discursos de Exclusão e Resistência

PHALA: Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais

Minicurrículo:

É graduada em Letras, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade São Francisco. É docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba, na linha de pesquisa Educação, linguagens e processos interativos. É vice-líder do grupo ALTER_LEGE e membro do grupo - RELAÇÕES DE ENSINO E TRABALHO DOCENTE. É autora de diversos materiais didáticos para o ensino de língua materna na modalidade presencial e a distância.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Milena Moretto realiza pesquisas que têm como foco: 1) a relação entre linguagem e ensino; 2) as práticas sociais de leitura e escrita; 3) o letramento acadêmico; 4) o desenvolvimento e a análise de materiais didáticos; e 5) a formação docente. Seus estudos e pesquisas são fundamentados na perspectiva histórico-cultural e enunciativo-discursiva, bem como no interacionismo sociodiscursivo.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

1) Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações, Letramento, Gêneros textuais e Ensino (ALTER – LEGE)

2) Relações de Ensino e Trabalho Docente

Minicurrículo:

Licenciada em Matemática pela PUC/Campinas, Mestra e Doutora em Educação pela FE/Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos biográficos pela UFRN. Foi professora de matemática da educação básica. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. É líder dos grupos de pesquisa: Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Participa do grupo de pesquisa interinstitucional Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM), vinculado a FE/Unicamp.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

Suas pesquisas centram-se em dois eixos: 1) práticas escolarizadas, com foco nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na perspectiva histórico-cultural; 2) formação docente, com foco nos processos formativos; estudos biográficos; narrativas de vida; histórias de formação docente; e condição docente. É pesquisadora Produtividade do CNPq, nível 2.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática

Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat)

Profa. Dra. Daniela Dias dos Anjos
daniela.anjos@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação como professora de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e ensino superior. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, e atua na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem); GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Educação Matemática) e do Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

Tem desenvolvido estudos e pesquisas acerca da formação e trabalho docente, em diferentes níveis de ensino: educação básica e ensino superior, tendo a perspectiva histórico-cultural e a Clínica da Atividade como principal referência.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente

GPPL – Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem

GRUCOMAT – Grupo Colaborativo em Educação Matemática

Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva
luzia.silva@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da PUC-SP; Mestre em Filosofia pelo PPG em Filosofia da PUC-SP/CNPq, Doutora em Educação pela FE-USP; Pós-doutorado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP com Estágio pós-doutoral e professora convidada pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Borgonha-Dijon/França. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Filosofia e Filosofia da Educação, atuando nos seguintes temas: filosofia, filosofia e educação; teoria crítica e educação; estética, ética e educação; hermenêutica, epistemologia e educação; poéticas da infância e educação; narração, sensibilidades, educação e processos formativos; imaginário e violência escolar.

Sobre Projetos de Pesquisa:

Pesquisa e estuda temas nas áreas da Filosofia contemporânea e Filosofia da Educação e Educação - autores da teoria crítica e da filosofia francesa, com temáticas da estética, ética, hermenêutica e epistemologia.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Grupo de Estudos - Estética, formação superior e infância – USF/CNPq (líder)

Grupo de Estudo – Teoria Crítica e Educação – UNIMEP/UFSCar/CNPq – membro participante

Grupo de Estudo – VIOLAR – UNICAMP/CNPq – membro participante

Profa. Dra. Maria de Fátima Guimarães
fatima.guimaraes@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Realizou o pós-doutorado no CMU-UNICAMP (2012), doutora em Educação pela UNICAMP (2007), mestre em Ciências da Informação pela PUC-Campinas (1995), especialista em Arquivos pela FE-UNICAMP (1989), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1990), bacharel e licenciada em História pela UNICAMP (1984). É líder do grupo de pesquisa Rastros: História, memória e educação (USF) e pesquisadora do grupo Kairós: educação das sensibilidades, história e memória (CMU-UNICAMP). Tem experiência nas áreas História, de História da Educação, com ênfase em questões relativas ao patrimônio cultural, instituições educacionais, cultura escolar, educação do corpo, gênero e ensino de história.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

Dedica-se às seguintes temáticas: ensino de história, educação do corpo na relação com sociabilidades e sensibilidades urbanas, à luz de questões do patrimônio cultural, na modernidade.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Grupo de Pesquisa Rastros Educação, História e Memória

Grupo de Pesquisa Kairós: educação das sensibilidades, história e memória

Grupo de Pesquisa Cosmopolita