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Docentes



Conheça os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação:

Minicurrículo:

Licenciada em Matemática pela PUC/Campinas, Mestra e Doutora em Educação pela FE/Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos biográficos pela UFRN. Foi professora de matemática da educação básica. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. É líder dos grupos de pesquisa: Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Participa do grupo de pesquisa interinstitucional Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM), vinculado a FE/Unicamp.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

Suas pesquisas centram-se em dois eixos: 1) práticas escolarizadas, com foco nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na perspectiva histórico-cultural; 2) formação docente, com foco nos processos formativos; estudos biográficos; narrativas de vida; histórias de formação docente; e condição docente. É pesquisadora Produtividade do CNPq, nível 2.

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Grupos de Pesquisa:

Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática

Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat)

Minicurriculo

O professor Allan da Silva Coelho é licenciado em Filosofia pela UniFAI – Assunção (2002), mestre (2006) e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2014). Fez estágio de doutorado no CEIFR-Paris e recebeu menção honrosa do Prêmio CAPES de Tese área Filosofia/Religião. Entre 2018-2019 fez estágio de Pós-Doutorado no Centre d’études en sciences sociales du religieux (Césor), da École des hautes études en sciences sociales (EHESS), França, sob supervisão de Michael Löwy. Pesquisa a crítica à Modernidade na perspectiva descolonial, tendo como eixo a crítica do “capitalismo como religião” na América Latina. É membro do GT Capitalismo como Religião e do GT CLACSO Ética, política e teologia, no projeto “O futuro do trabalho e o cuidado da Casa Comum”. Desenvolve pesquisas sobre o cristianismo de libertação e a educação; educação popular, cidadania e direitos humanos; pedagogias alternativas ao capitalismo; e a relação entre fetichismo e os processos formativos.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa

O professor Allan da Silva Coelho desenvolve projetos de investigação fundamentados na dialética compreensiva e em diálogo com a perspectiva descolonial, na temática das relações das concepções de educação e a formação dos horizontes de compreensão da vida, com foco nas afinidades dos marcos categoriais entre marxismo e cristianismo. Referencia sua pesquisa na tradição latino-americana, dialogando com Paulo Freire e a Escola do DEI. Atualmente desenvolve dois projetos de pesquisa, um que articula as utopias, os marcos categoriais e as concepções de educação, com ênfase ao ensino de Filosofia, e, outro, que investigando as relações de fetichismo na sociedade de consumo, atenta para as propostas divergentes de educação, em especial as impulsionadas pelos movimentos sociais do cristianismo de libertação.

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Minicurrículo:

A professora Ana Paula de Freitas é graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e Mestra e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Em 2018, realizou estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT, na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, sob supervisão da Profa. Dra. Teresa Sarmento, desenvolvendo o projeto Um estudo sobre a formação docente de alunos de Pedagogia: a narrativa biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento. Atualmente desenvolve e orienta projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: escolarização de alunos com deficiência, relações de ensino, inclusão escolar, formação docente, pesquisa narrativa com criança e psicologia histórico-cultural. Líder do grupo de pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A Professora Ana Paula de Freitas desenvolve projetos de investigação fundamentados na psicologia histórico-cultural e na pesquisa narrativa, com foco para a temática das condições e possibilidades de aprendizagem escolar de alunos com deficiência. Em consonância com as perspectivas teórico-metodológica assumidas, a investigação das relações interpessoais está centrada nos processos de mediação social e de linguagem, com foco na questão da dialogia e do discurso.

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Grupos de Pesquisa:

Relações de Ensino e Trabalho docente

Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira
carlos.silveira@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Pós-Doutor em Educação pela USF/CAPES - Itatiba-SP. Doutor em Filosofia pela PUC-SP/CAPES. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela PUC-CAMP. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIVÁS-MG. Bacharel em Administração de Empresas pela FAI-MG. Editor do Periódico Horizontes da USF. Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da Universidade São Francisco, USF. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Líder do Grupo de Pesquisas sobre as Teorias Críticas Latino-Americanas (GEPETECLA) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre estudos Foucaultianos (GPEFE) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, ambos pela USF. Participa do Grupo de Estudos PHALA (UNICAMP).

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professor Carlos Roberto da Silveira desenvolve estudos e pesquisas voltados para os fundamentos da educação, filosofia da educação e tópicos específicos da educação. Trabalha com o Enfrentamento à Violência Doméstica, o que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal e Formal, em conformidade com as Políticas Públicas nas esferas da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos, em escolas e comunidades. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia, com ênfase na Filosofia Clássica Ocidental, Moderna, Contemporânea, juntamente com as Teorias Críticas Latino-Americanas e Epistemologias do Sul, na promoção de debates e ações para a área da Educação, o que envolve questões sobre ética, bioética, constituição do sujeito contemporâneo, decolonialidade, tecnologias, dentre outros, visando promover impactos de natureza, acadêmica, econômica, social, cultural e comunitária.

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Grupos de Pesquisa:

Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GEPETECLA)

Estudos Foucaultianos e a Educação (GPEFE)

Educação, Linguagem e Práticas Sociais (PHALA)

Profa. Dra. Daniela Dias dos Anjos
daniela.anjos@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação como professora de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e ensino superior. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, e atua na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem); GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Educação Matemática) e do Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

Tem desenvolvido estudos e pesquisas acerca da formação e trabalho docente, em diferentes níveis de ensino: educação básica e ensino superior, tendo a perspectiva histórico-cultural e a Clínica da Atividade como principal referência.

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Grupos de Pesquisa:

Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente

GPPL – Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem

Profa. Dra. Fabiana Rodrigues de Sousa
fabiana.sante@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Licenciada em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui especialização (2009) em Gênero e Diversidade na Escola (MEC/UFSCar). Mestra (2007) e Doutora (2012) em Educação pela UFSCar. Entre 2012 e 2014, fez estágio de pós-doutorado no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH/UFSCar) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob supervisão da professora doutora Maria Waldenez de Oliveira. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), integrante do Comitê Científico e do GT6 Educação Popular (ANPEd). Possui experiência docente na Educação Básica como alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos e no Ensino de Língua Portuguesa, na rede municipal de São Carlos/SP e no Colégio CAASO ligado ao Centro Acadêmico da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos). Atualmente é professora da Educação Superior, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE/UFSCar) e participante do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-americanas (GPETECLA/USF). 

Profa. Dra. Luciana Haddad Ferreira
luciana.haddad@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Doutora em Educação pela FE/Unicamp (linha de pesquisa Psicologia Educacional), realizou estudos de pós-doutoramento no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (linha de pesquisa Psicologia e Arte). Possui especialização em Arteterapia e em Educação, com complementação internacional. Graduada em Pedagogia também pela Unicamp, tem 21 anos de experiência como professora de Educação Básica e 12 anos de experiência em docência no Ensino Superior. Atuou também como diretora, orientadora e coordenadora pedagógica em diferentes instituições de ensino. Pesquisadora na área de Formação Docente, com ênfase em Pesquisa Narrativa, ênfase em teoria Histórico-Cultural. Possui diversas produções intelectuais na área, em livros, periódicos científicos e outras publicações digitais.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

Suas pesquisas centram-se em três eixos: 1) formação docente, com foco nos processos formativos e nas práticas do cotidiano escolar; 2) métodos de investigação (auto)biográficos; pesquisa narrativa e/em educação; 3) contribuições da psicologia histórico-cultural para a formação de professores.

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Grupos de Pesquisa:

GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada

HINAS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades em Educação

Mini Resume

Abstracto

Minicurrículo:

É doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP e realizou estudos de pós-doutoramento na Unicamp, sob supervisão da professora Angela Kleiman. É bolsista produtividade do CNPQ. É líder do Grupo ALTER_LEGE (USF) e vice-líder do grupo ALTER-AGE (USP-USF). Desenvolve pesquisas na linha de Educação, Linguagens e Processos interativos. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez um estágio de doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Luzia Bueno desenvolve pesquisas sobre as relações linguagem e trabalho docente, letramento e ensino-aprendizagem de gêneros textuais apoiando-se nos seguintes aportes teóricos: Interacionismo sociodiscursivo, Novos Estudos do Letramento, Ergonomia da Atividade e Clínica da Atividade.

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Grupos de Pesquisa:

ALTER-LEGE (USF)

ALTER_AGE (CNPQ)

GPPL (CNPQ)

Profa. Dra. Marcia Aparecida Amador Mascia
marcia.mascia@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

É graduada em Letras e Mestre em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP, doutora em Linguística Aplicada, pela UNICAMP e possui doutorado sanduíche e Pós-doutorado em Educação, pela “University of Wisconsin–Madison” (EUA), no Departamento de “Curriculum and Instruction”, sob supervisão do Professor Thomas Popkewitz. Atua como docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos. Foi coordenadora do Programa nos anos de 2012 e 2013. É líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Foucaultianos e Educação” e membro dos grupos “PHALA- Educação, Linguagem e Práticas Culturais” e “Vozes (In)fames: Discursos de exclusão e resistência”.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Márcia Aparecida Amador Mascia desenvolve projetos sobre práticas discursivas educacionais na perspectiva da Análise do Discurso, Arquegenealogia de Foucault, Desconstrução, Psicanálise e Estudos Pós-Críticos; abordando as seguintes temáticas: ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira, línguas orais e línguas espaço-visuais), produção de identidades e subjetividades no mundo contemporâneo, avaliação externa (PISA), letramento digital e discursos de e sobre a pobreza.

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Grupos de Pesquisa:

Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE)

Representações e Tecnologias (de si): tramas discursivas do/no virtual

Vozes (In)fames: Discursos de Exclusão e Resistência

PHALA: Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais

Minicurrículo:

É graduada em Letras, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade São Francisco. É docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba, na linha de pesquisa Educação, linguagens e processos interativos. É vice-líder do grupo ALTER_LEGE e membro dos grupos de pesquisa ALTER-AGE e RELAÇÕES DE ENSINO E TRABALHO DOCENTE. É autora de diversos materiais didáticos para o ensino de língua materna na modalidade presencial e a distância.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Milena Moretto realiza pesquisas que têm como foco: 1) a relação entre linguagem e ensino; 2) as práticas sociais de leitura e escrita; 3) o letramento acadêmico; 4) o desenvolvimento e a análise de materiais didáticos; e 5) a formação docente. Seus estudos e pesquisas são fundamentados na perspectiva histórico-cultural e enunciativo-discursiva, bem como no interacionismo sociodiscursivo.

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Grupos de Pesquisa:

1) Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações, Letramento, Gêneros textuais e Ensino (ALTER – LEGE)

2) Relações de Ensino e Trabalho Docente

3) ALTER-AGE - Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações - Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino

Profa. Dra. Sônia Aparecida Siquelli
sonia.siquelli@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR (2011), com Pós-Doutorado em Educação pelo Departamento de Filosofia e História da Educação-DEPHE da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2018). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP(2000). Pedagoga e Especialista em Educação pelo Instituto de Ensino Superior de Mococa-IESMoc (1995 e 1997). Possui experiência de docência na Educação Básica, no Ensino Superior e na pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Experiência na coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e coordenação em centro de estudos e pesquisas em Educação. Atualmente, está como docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e professora na graduação, no curso de Pedagogia, da Universidade São Francisco-USF. Editora do Periódico Horizontes/USF. Membro suplente da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED. O foco de suas pesquisas recai sobre os Fundamentos da Educação, sob o enfoque da Política Educacional e Gestão Escolar; da Ética em Educação e em Pesquisa; da História da Educação Brasileira e da História das Instituições Escolares. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira (GEPHEB) e colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

O foco de suas pesquisas recai sobre os Fundamentos da Educação, sob o enfoque da Política Educacional e Gestão Escolar; da Ética em Educação e em Pesquisa; da História da Educação Brasileira e da História das Instituições Escolares.

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