logo capes
logo pós-graduação educação
 

Laboratórios



O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, é um espaço de referência na pesquisa em história e historiografia da educação brasileira. Ele reúne acervos documentais de origem e natureza diversas e oferece uma vasta gama de documentos para as diferentes áreas da pesquisa.

O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, é um espaço de referência na pesquisa em história e historiografia da educação brasileira. Ele reúne acervos documentais de origem e natureza diversas e oferece uma vasta gama de documentos para as diferentes áreas da pesquisa.

O CDAPH desenvolve atividades voltadas à identificação, coleta, preservação, tratamento e divulgação de acervos de natureza arquivística e bibliográfica, fomentando e oferecendo subsídios tanto à pesquisa de iniciação científica, de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento quanto à sociedade em geral, mediante:

O acesso e a divulgação de seu acervo;

O fomento ao intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições e áreas do conhecimento afins, no intuito de estimular a produção de trabalhos científicos e o debate acadêmico;

A promoção de diferentes atividades, tais como: cursos, eventos e visitas monitoradas, visando ampliar e garantir o acesso e a divulgação do conhecimento produzido no universo acadêmico junto à sociedade em geral;

A participação em iniciativas de preservação do patrimônio histórico e cultural.

A par da trajetória e dinâmica de suas diferentes frentes de atuação, o CDAPH tem se empenhado em produzir e contribuir para a consolidação de uma vigorosa política editorial, destinada a garantir o acesso e a divulgação de trabalhos fundamentais à docência e ao desenvolvimento de pesquisas em História da Educação brasileira.

>> Clique aqui para mais detalhes sobre o CDAPH

O Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) é constituído de duas professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação, da linha de pesquisaEducação, Sociedade e Processos Formativos, alunos da Pós-Graduação, professores da instituição (cursos de graduação) e professores da rede de ensino de Itatiba e cidades circunvizinhas. Esse grupo reúne-se quinzenalmente para a realização de pesquisas colaborativas.

No período de 2005 a 2007 o grupo contou com aprovação do projeto “Professores e Licenciandos produzindo saberes em Geometria: trabalho colaborativo na Universidade” (CNPq, Processo 473697/2004-1). A sistematização dessa pesquisa gerou o livro “Experiências com geometria na escola básica: narrativas de professores em (trans)formação”, organizado por Adair Mendes Nacarato, Adriana Aparecida Molina Gomes e Regina Célia Grando, publicado pela Pedro & João Editores, de São Carlos/SP, em 2008.

Para o período 2008 a 2010 o grupo aprovado o projeto: “Saberes produzidos e mobilizados em estocástica no/pelo grupo de trabalho de dimensão colaborativa”, financiado pelo CNPq (Processo 478781/2008 3). A sistematização do material produzido foi publicada no livro “Estatística e Probabilidade na Educação Básica: professores narrando suas experiências”, organizado por Adair Mendes Nacarato e Regina Célia Grando, em 2013 pela Editora Mercado de Letras, Campinas/SP.

No período de 2013 a 2015 o grupo contou com o projeto: “A videogravação de aulas de matemática como ferramenta para a pesquisa em formação docente: Produção e análise de vídeos” (Processo CNPq n. 475848/2012-8), com a assessoria do Prof. Dr. Arthur Powell da Rutgers University (EUA).A sistematização do material produzido gerou o ebook “A análise de aulas de matemática como prática de formação docente”, organizado por Adair Mendes Nacarato e Daniela Dias dos Anjos.

A partir do 2º semestre de 2009, os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação contam com o espaço: SAEDU - Sala de estudos do Programa de Pós-Graduação em Educação, com computadores e mesas para estudo e reuniões de grupo.