logo capes
logo pós-graduação educação

Diá(logos) (In)convenientes "História e História da Educação: o cuidado do historiador com as fontes"

Os interessados podem se inscrever pelo site até às 22h do dia 20/10/2019

Data: 22/10/2019 a 22/10/2019   |   Local: Itatiba,

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) promove a Roda de Conversa - "Dia(logos) (In)convenientes" com o tema "História e História da Educação: o cuidado do historiador com as fontes" dia 22 de outubro, na Sala Web do Câmpus Itatiba, às 17h.

O PPGSSE busca promover um ciclo de debates a fim de propiciar à comunidade acadêmica um espaço de reflexão crítica sobre temas atuais e pertinentes à área da Educação.

Convidados
Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva
Bacharelado em Filosofia pela PUC/SP (1994); Mestrado em Filosofia pela PUC/SP (CNPq - 1995/1997); Doutorado em Educação pela FE/USP (2004); Pós-doutorado em Antropologia pela Faculdade de Ciência Sociais da PUC/SP (2011 - 2013) com estágio Pós-doutoral em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Université de Bourgogne ? UNB/Dijon-FR (2011-2012). É membro da AIGB ? L?Association Internationale Gaston Bachelard ? Dijon-FR; membro do SETC ? Sociedad de Estudios de Teoría Crítica (UIB/Palma de Maiorca ? ES); membro e parecerista da ANPED ? Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, região sudeste, GT 17 - Filosofia da Educação. Docente na Universidade São Francisco ? USF na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e nos cursos de Graduação. Possui larga experiência na área de educação, com ênfase em Filosofia e Filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da educação; teoria crítica e educação; filosofia contemporânea; poéticas da infância e educação; narração, educação e formação superior; imaginário e violência escolar. É líder dos grupos de pesquisa: Estética, Formação Superior e Infância (CNPq/USF) e TCTCLAE ? Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (CNPq/USF); membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação (CNPq/USF/UFSCAR/UNIMEP).

Prof. Dr. Antônio Gilberto Balbino
Doutor em educação na linha "Educação, Sociedade e Processos Formativos" pela Universidade São Francisco(2018). Mestrado em Educação na linha de história, historiografia e idéias educacionais pela Universidade São Francisco(2008). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2005), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988) e especialização em Filosofia Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é coordenador pedagógico na rede municipal de ensino e professor da Faculdade Católica de Pouso Alegre MG.

Profa. Dra. Gláucia Gonzaga Galvão Machado

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco. Atuou como professora tutora a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora, professora ensino médio - Secretaria do Estado do Rio de Janeiro e professora pr-b da Prefeitura de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, Biologia Geral, e vem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, processos formativos, história da educação, cidadania e educação ambiental.

Prof. Dr. Cesar Augusto Eugenio

Doutor em Educação - Linha: Educação, Sociedade e Processos Formativos pela Universidade São Francisco - Itatiba, onde cursou seu Mestrado em Educação - História, Historiografia e Ideias Educacionais, ambos com o fomento da CAPES; Graduado em Filosofia, é Professor há 24 anos acumulando experiência na Coordenação Pedagógica de Escolas Públicas de Educação Básica e na Docência do Ensino Superior desde 2003 sendo, atualmente, Professor Assistente II de Filosofia vinculado ao Instituto Básico de Humanidades da Universidade de Taubaté, onde responde, pela Coordenação Pedagógica do Núcleo de Gestão e Execução de Convênios e é Docente de Apoio de Filosofia da Educação a Distância. Tem experiência, também, com projetos de extensão e na Coordenação das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais e Trabalhos de Conclusão de Curso do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté, instituição onde participou diretamente da Administração Superior como Pró-Reitor de Extensão.

Roda de Conversa "Diá(logos) (In)convenientes"
História e História da Educação: o cuidado do historiador com as fontes
Data: 22/10/2019
Local: Sala Web – Câmpus Itatiba

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificado, clique aqui.
Palavras-chave: