logo capes
logo pós-graduação educação

VI Seminário Interdisciplinar Capitalismo como Religião

O evento acontecerá nas Salas Web 2 do Câmpus Itatiba e será transmitido via Google Meet.

Data: 28/04/2023 a 28/04/2023   |   Local: Itatiba,

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco promove o evento “VI Seminário Interdisciplinar Capitalismo como Religião” através dos Grupos de Pesquisa Capitalismo como Religião - UMESP, Religião e Vida Cotidiana - UMESP, Fetichismo e Pensamento Crítico - USF, Religião, Capitalismo e Estética - PUC-GO, no dia 28 de abril, às 9h.

O evento será nas Salas Web 2 do Câmpus Itatiba e será transmitido via Google Meet.

9h – abertura

9h15 – Mesa 01: 10 anos do Pontificado de Francisco e a crítica ao capitalismo

10h45 – Mesa 02: Crítica à modernidade capitalista desde a América Latina

14h – Mesa 03: Apresentação de pesquisas no campo de pesquisa "Capitalismo como Religião"

15h30 – Mesa 04: Direitos Humanos e pensamento crítico latino-americano

17h - Encerramento

Para emissão de certificados, é necessário a inscrição do evento e participação do mesmo.

Programação do encontro

9h - 10 anos do Pontificado de Francisco e a crítica do capitalismo.

Norbert Arntz (Alemanha), Jung Mo Sung (UMESP), Allan da Silva Coelho (USF)

11h - A Crítica ao capitalismo desde a América Latina.

Filipe Maia (Boston University, EUA) e Alberto da Silva Moreira (PUC-GO), Lauri Emilio Wirth (UMESP)

14h - Apresentação de pesquisas no campo "Capitalismo como Religião".

Amália Fonte Basso (USF): Reencantamento da Educação no campo da crítica do capitalismo como religião.

Priscila A. Gonçalves da Silva (UMESP): "A sociedade do desamparo: impressões de uma favelizada que viveu no centro do neoliberalismo."

Thadeu da Silva Souza (Centre Sèvres, França): Para além da idolatria do capital: conversão e discernimento como processo pedagógico.

Moderação da mesa: Lucas da Silveira Andrade (USF).

15h40 - Direitos Humanos e Pensamento Crítico Latino-americano

Carlos Enrique Angarita (Javeriana, Colômbia), Josué Candido da Silva e Fernanda Malafatti (UNIMEP/ FLOS).

Para efetuar a inscrição, clique aqui.
Para acompanhamento da inscrição, clique aqui.

Link de transmissão pelo Google Meet, clique aqui.

Palavras-chave: