logo capes
logo pós-graduação educação

Campus Itatiba da USF recebeu Encontro de Iniciação Científica

O Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) recebeu nos dias 10 e 11 de maio o XXIII Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, XII Encontro de Extensão Universitária e X Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo. Inspirada na Campanha da Fraternidade de 2017 e no Ano Internacional da ONU, a temática central foi "Biomas e Ciência: Um tour pela Vida”. O encontro teve como objetivo estimular a melhor compreensão entre os povos em todos os lugares, abordar sobre a importância dos diferentes biomas brasileiros e a relação com a “Vida”, desafiando a ciência em defendê-los. O evento é chance de identificar talentos, estimular a produção acadêmica e científica dos estudantes, além de propiciar um cenário de troca de experiências.

A abertura ocorreu no dia 10, no período da manhã o Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM ministrou uma palestra sobre o tema e a noite ocorreu uma palestra com a antropóloga, diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Moema Maria Marques de Miranda, que abordou o tema: Nossas Casas Comuns: Corpo, Cidade e Cosmos! Desafios em cuidar, cultivar e amar. Participaram das atividades o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, os diretores dos campi, coordenadores de núcleo e coordenadores de curso. O evento também contou com a presença do prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e do secretário de educação do município, Anderson Wilker Sanfins.  Durante o Encontro o novo prédio do Campus Itatiba recebeu a benção do Frei Vitorio.

Nos dois dias de evento foram realizadas palestras, reunião com avaliadores do CNPq, Comunicações Orais, a Exposição "Laudato Si - Sobre o Cuidado da Casa Comum", Sessão de Pôsteres, Workshops Internacionalização; Projetos de Extensão e Mesa Redonda: Biomas e Ciência - Um Tour pela Vida “O mundo, nossa Casa e nossa Causa”.

Em 2017 o evento contou com 331 inscritos. Entre resumos e textos completos dos trabalhos apresentados em forma de comunicações orais e pôsteres, somam-se 279 trabalhos.

Nesta edição, um dos destaques foi a aproximação com professores e alunos do Ensino Médio, público e privado através da oficina “Biomas: Um tour pela Ciência” fomentada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e organizada pelos professores e alunos de Iniciação Científica da USF. Também contou com o Workshop “Introdução à Programação”, organizado pela equipe do Instituto Ayrton Senna. Ao todo participaram 170 alunos.

O evento representou um estímulo ao engajamento dos estudantes em todos os níveis no processo de investigação científica e de extensão, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho, para a transformação da sociedade e para a vida, além de receber docentes e pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino do Brasil.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) e organizadora do evento, professora Iara Tescarollo, destaca que a inserção precoce do aluno em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas dos estudantes, bem como para estimular formação daqueles com vocação para a pesquisa.
> Ver mais notícias