logo capes
logo pós-graduação educação

Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da USF participam da 39ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O encontro teve como temática “Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da USF participam da 39ª Reunião Anual da ANPEd”, realizada na Universidade Federal Fluminense, de 20 a 24 de outubro.

A reunião científica da ANPEd configura-se como um espaço plural para que os docentes e pesquisadores em Educação possam renovar a capacidade de análise e dar visibilidade para a força e fecundidade da pesquisa educacional brasileira.

A professora Ana Paula de Freitas e o professor Carlos Roberto da Silveira participaram enquanto coordenadora e vice-coordenador, respectivamente, da reunião do Forpred (Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação), as professoras Adair Mendes Nacarato e Márcia Aparecida Amador Mascia participaram da reunião do Fepae (Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação). Também, a professora Adair Mendes Nacarato e seu orientando Jónata Ferreira de Moura participaram do Grup de Trabalho (GT) de Educação Matemática, apresentando resultados da pesquisa de doutorado defendida pelo aluno em 2019: Pesquisa-formação: a produção do memorial de formação e as marcas da matemática escolar. A professora Ana Paula de Freitas participou das discussões dos Grupos de Trabalho (GTs) de Psicologia da Educação e Educação Especial e apresentou o trabalho Educação Especial, formação do professor e a prática de ensino: sentidos no estágio supervisionado da licenciatura, desenvolvido em parceria com pesquisadores da UNIFESP e da UNIMEP.

No contexto do GT de Psicologia da Educação, ocorreu o lançamento do livro “Narrativas e Psicologia da Educação: pesquisa e formação”, no qual a professora Ana Paula é autora do capítulo “A narrativa (auto)biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento de alunas de pedagogia no contexto da educação inclusiva”. Por fim, a professora Márcia Aparecida Amador Mascia participou do Grupo de Trabalho Estado e Poli´tica Educacional, apresentando o trabalho: Sentidos do PISA na mídia no Brasil: nova forma de governamentalidade.

A participação dos docentes reflete a visibilidade do programa de pós-graduação em Educação da USF no contexto nacional, além de contribuir com o estabelecimento de parcerias e intercâmbio com pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa.

> Ver mais notícias