logo capes
logo pós-graduação educação
 

Estudante do Stricto Sensu em Educação realiza doutorado sanduíche na Espanha

O doutorando André Plez, aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, bolsista CAPES e professor adjunto do Instituto Federal de São Paulo, foi contemplado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - Capes), no período de 01 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2021, para estudar na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada – Espanha, na cidade de Granada. Seu diretor de tese (orientador no exterior) é o Prof. Jesús Domingo Segovia, catedrático da universidade na área de Didática e Organização Escolar.

A estância no exterior tem como objetivo cumprir o Convênio de Cotutela firmado entre as duas universidades, com o intuito de conseguir a dupla titulação, algo inédito no âmbito da Pós-Graduação da Universidade São Francisco, estando alinhado com as estratégias de internacionalização de ambas as instituições.

Além disso, a partir do seu projeto de pesquisa intitulado “Dialogia e responsividade na constituição do sujeito-professor: diálogos entre Bakhtin e Freire na educação de um mundo em mutação”, será possível o desenvolvimento de várias atividades acadêmicas para completar sua formação doutoral, principalmente no enfoque da “investigação (auto)biográfica e narrativa em educação”, enriquecendo sua proposta de investigação.

O pós-graduando participa do grupo de investigação e linha de investigação do Programa de Doutorado em Ciências da Educação da Universidade de Granada (Curriculum, organização e formação para a equidade na sociedade do conhecimento) e na linha específica do Prof. Jesús Domingo, a investigação (auto)biográfica e narrativa. No começo de outubro, André participará como professor convidado na atividade formativa “Investigación biográfico-narrativa en educación”. Ademais, outras atividades serão agendadas, como uma palestra que o pós-graduando dará para a escola internacional de pós-graduação em ciências da educação, a partir do seu projeto de investigação, com enfoque na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin e seu Círculo.

Além disso, André participa como professor colaborador dos projetos I+D+i (Investigación, desarrollo e innovación), sendo um projeto nacional e, outro, Andaluz; e do projeto FEDER (Fondo Europeo de Desarrollo Regional). “É uma grande honra e privilégio poder estudar em uma das melhores universidades da Espanha, ainda mais com a orientação do Prof. Jesús Domingo, um dos maiores especialistas no enfoque (auto)biográfico e narrativo. Além disso, a experiência internacional e a dupla titulação serão de grande avanço em minha formação como professor. E poder participar da equipe de investigadores internacionais e de realizar atividades formativas e acadêmicas, se mostra como uma experiência transformadora”, declarou André.

Sua pesquisa, em andamento (2018-2022), orientada pela Profa. Dra. Milena Moretto, tem com objetivo investigar o percurso do pesquisador através de narrativas reflexivas, em consonância com as vozes de quatro professores da área de Linguagens do Instituto Federal de São Paulo, tendo como instrumento e produção de dados a Entrevista Narrativa. Além do método (auto)biográfico e narrativo, a pesquisa tem como base teórica a perspectiva enunciativo-discursiva de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, em diálogo com as propostas pedagógicas e democráticas de Paulo Freire.

> Ver mais notícias