logo capes
logo pós-graduação educação
 

Docente da USF participa de evento que celebra obra de Walter Benjamin

Em 1921, há exatos cem anos, o filósofo alemão Walter Benjamin escreveu um pequeno fragmento que viria a se tornar famoso, com o título enigmático de “Capitalismo como religião”. Para celebrar o centenário do fragmento benjaminiano, aconteceu na cidade de Frankfurt-am-Main (Alemanha), um Simpósio acadêmico internacional intitulado “100 anos do Capitalismo como Religião de Walter Benjamin”.

O evento teve como questão central a investigação das relações entre o capitalismo e o cristianismo, perguntando sobre as formas em que se molda a maneira como vivemos. O Simpósio internacional aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de outubro e contou com a participação de reconhecidos especialistas como Michael Löwy (França), José Antônio Zamorra (Espanha), Kuno Füssel (Alemanha), Dick Boer (Holanda), Michael Ramminger (Alemanha), Carlos Angarita (Colombia), Alberto Moreira (Brasil), Joerg Rieger (EUA), entre outros.

O professor Allan da Silva Coelho, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF) também foi convidado e realizou uma conferência discutindo a dialética fascinante do fetichismo no processo formativo do humano. O evento aconteceu de maneira híbrida, simultaneamente presencial e on line, com tradução simultânea em alemão e espanhol.

O colóquio utilizou como instrumento de trabalho o livro “Kapitalismus: Kult einer tödlichen Verschuldung” (Edition ITP-Kompass, 2021), organizado pelo Dr. Kuno Füssel e Dr. Michael Ramminger, no qual o professor Allan da Silva Coelho publicou um texto em parceria com Jung Mo Sung.

Ainda no contexto destes intercâmbios internacionais, o professor Allan da Silva Coelho participou como palestrante no “Colóquio sobre a América Latina”, que aconteceu no dia 02 de novembro, na cidade de Münster (Alemanha), com a promoção do “Institut für Theologie und Politik (ITP)”. As atividades internacionais estreitam laços de pesquisa acadêmica e permitem circular a produção científica que desenvolvemos em nossa Universidade São Francisco.

Em breve, as palestras estarão disponíveis on line. Confira no site do evento.  

Galeria de fotos

$image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo
> Ver mais notícias