logo capes
logo pós-graduação educação

Dissertação desenvolvida no mestrado em Educação na USF é transformada em livro

Estudo sobre educação de surdos foi transformado em livro e recebeu patrocínio da FAPESP; Lançamento acontece dia 21 de fevereiro, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi Campinas.

Uma pesquisa sobre escrita de sinais, desenvolvida pela mestranda Salomé Dallan do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco (USF) recebeu patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi transformada no livro “Análise Discursiva dos Estudos Surdos em Educação”, que será lançado no dia 21 de fevereiro, às 19h, na Livraria Cultura, do Shopping Iguatemi Campinas.

O estudo, publicado no livro Análise Discursiva dos Estudos Surdos no Brasil, defende o uso da escrita de sinais para o desenvolvimento humano e intelectual dos surdos. Segundo a autora, a escolha do tema para a dissertação de mestrado foi impulsionada pelo fato de a escrita de sinais ainda ser pouco divulgada e conhecida no Brasil. “Quando o aluno surdo aprende a escrever em sinais, seu desempenho é mais desenvolto, já que a escrita não passa pelo processo de tradução, ou seja, o aluno pensa em Libras e escreve em Libras. Isso permite que ele amplie seu vocabulário em língua de sinais e que seu desenvolvimento cognitivo avance”, explica Salomé.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF, Profa. Márcia Mascia, afirma que a pesquisa é um grande avanço. “Trata-se de um estudo original que analisa as tendências do ensino de línguas para surdos, apontando os pontos fracos e pontos fortes. Uma excelente ferramenta para auxiliar os educadores de surdos em nosso país”, ressalta.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

O Programa possui nota 4 da Capes e é amparado pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), contendo o maior acervo documental da região para pesquisa na área. Saiba mais, clique aqui.

> Ver mais notícias