logo capes
logo pós-graduação educação

Ex-aluna do Mestrado em Educação da USF lança livro com apoio da FAPESP

A ex-aluna do Programa de Mestrado em Educação da Universidade São Francisco (USF), Robinéia da Costa Seraphim, é autora do livro “O sujeito entre o desejo e o excesso: a escrita de si por adolescentes em aulas de arte”, produzido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela editora Mercado de Letras, referência na área de educação no Brasil. A publicação será lançada no dia 11 de setembro, no espaço da Livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi (Campinas).

O livro é resultado da pesquisa desenvolvida pela aluna durante todo o Programa de Mestrado. O projeto foi orientado pela professora Márcia Amador Mascia, do Programa de Educação da USF. Na publicação, a ex-aluna, que é professora de artes, tem como objeto de estudo produções artísticas construídas por adolescentes no espaço escolar. “Os jovens têm entre 11 e 16 anos, foram meus alunos por muito tempo e, especialmente durante o ano de 2010 receberam o convite para relatar da forma como desejassem, o processo de criação dos trabalhos de arte realizados por eles rotineiramente como parte da obtenção de média bimestral da disciplina. O resultado foi que no final do ano de 2010 já contava com mais de 100 relatos na forma de diários e folhas soltas anexadas aos registros fotográficos das produções dos objetos de arte feitos na escola”, explicou Robinéia.

A partir dos relatos, a ex-aluna analisa o processo de criação dos alunos em artes visuais, apontando as identificações dos adolescentes relacionadas ao consumo, à família, à música e ao corpo, como marcas de um mundo em construção, no intuito de melhor entender os sofrimentos, dores e afetos que se desenrolam nas relações escolares e que interferem de alguma forma no aprendizado das diversas disciplinas. "Com experiência em sala de aula, elegi pontos nevrálgicos na rotina como professora, a postura dos adolescentes, a falta de limites, o desinteresse, o menosprezo, a passividade, a resistência e a violência que rondam a escola e minam as vidas dos sujeitos – professor e aluno-adolescente”, afirmou a professora orientadora, Márcia.

Para Robinéia, o livro é resultado das inquietações em fundamentar a resistência dos estudantes quanto ao estudo da arte e ao estudo de maneira geral. “A resistência que percebia aumentar ao longo dos anos, por parte dos alunos, poderia ser estendida as demais disciplinas do currículo e a toda organização escolar, fato que ficava evidente toda vez que os professores se reuniam para discutir o rendimento dos alunos. O próximo passo, em estudos futuros, é pesquisar as formas de manejo da resistência e do mal-estar” concluí a ex-aluna.
O livro pode ser adquirido no site www.mercado-de-letras.com.br.

> Ver mais notícias