logo capes
logo pós-graduação educação

Aula Inaugural do Stricto Sensu em Educação

A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 7 de março, a aula inaugural do Programa de Stricto Sensu em Educação com a palestra "Narrativas e formação de professores: por entre a polissemia das experiências e memórias”, ministrada pelo coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da Unicamp, professor Dr. Guilherme do Val Toledo Prado, que abordou como as narrativas contribuem para a pesquisa sobre a formação de professores.

O evento contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE) e Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu (NPS), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, do Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, do Frei Nilo Agostini, OFM, do diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, professora Maria de Fátima Guimarães, além de pesquisadores e alunos.

De acordo o professor Guilherme do GEPEC, atentar-se para a continuidade e a interatividade da experiência narrativa, pressupõe um árduo trabalho de ir e voltar às fontes de dados que, no nosso caso, são narrativas: à medida que escrevemos, retornamos e olhamos para elas para entender por quais formas dialogam entre sim, propõe e respondem questões, nos fazem tomar consciência do que antes era, até então, inalcançável. E nesse processo narrativo-reflexivo estamos produzindo não somente o percurso, mas também o registro da pesquisa. “A narrativa é usada livremente na produção da própria pesquisa, transformando o texto oral em uma narrativa. O que sustenta a narrativa é o diálogo com várias áreas do conhecimento”, afirmou o docente.

O docente também apresentou exemplos práticos desenvolvidos na Faculdade de Educação da Unicamp.

> Ver mais notícias