Pedagogia
Sobre o Curso de Pedagogia
A ênfase do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura) da Universidade São Francisco (USF) está na formação de professores para a Educação Infantil e séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a integrar docência-gestão-pesquisa. Isso permitirá ao profissional da educação levantar problemas e hipóteses para sua atuação em outras funções.
Coordenadora do Curso: Ermelinda M. Barricelli
E-mail: ermelinda.barricelli@usf.edu.br
Mercado de Trabalho Pedagogia
O trabalho do pedagogo ocorre privilegiadamente nas organizações escolares, mas pode também desenvolver-se em outras instituições. Na escola, o pedagogo se ocupa com a organização do trabalho pedagógico, em suas múltiplas dimensões (docência, administração, coordenação, supervisão) e âmbitos (escola, cursos, áreas curriculares e do conhecimento, disciplina, sala de aula). Em decorrência, ele dirige seu trabalho para os corpos docente e discente e para a comunidade. Além disso, o profissional da educação também se ocupa da organização do trabalho pedagógico em diferentes áreas como prefeituras, empresas, hospitais, organizações não governamentais e instituições comunitárias. E também na implantação, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais.
Mensalidade
Com crédito estudantil
Estude em 4 anos e pague em 8
Desafio
Desconto mínimo de 35%, mas pode chegar até 100%
Mensalidade - Curso PresencialSem Desconto e Crédito
Mensalidade - Curso Presencial
Mensalidade - Curso EAD
Escolha como quer estudar:
Escolha seu Local:
TCCs Produzidos
-
A Importância do Trabalho Socioemocional Integrado às Disciplinas no Contexto Escolar
Ano: 2022
Aluno: Larissa Dias de Alencar Bortolossi e Thamara Santos Cardoso
Orientador: Márcia A. Amador Mascia e Marina Mendes Soares
Modalidade do Curso: presencial -
A IMPORTÂNCIA DE PENSAR AS INTERAÇÕES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Ano: 2022
Aluno: KARINA FREDIANI FRANÇA e TATIANE TACIELE MORAIS PRADO DE OLIVEIRA
Orientador: Renata Bernardo e Márcia Aparecida Amador Mascia
Modalidade do Curso: presencial -
ENSINO HÍBRIDO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Ano: 2022
Aluno: JULIA RODRIGUES SILVA, JULIANO LUCAS FONSECA e TAMIRES DOMINGUES
Orientador: Márcia Aparecida Mascia e Eduardo Gallego
Modalidade do Curso: presencial -
TERAPIAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESEMPENHO E INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Ano: 2022
Aluno: HELLEN SANTOS e LUANNA BELGINI
Orientador: Márcia Aparecida Amador Mascia Renata Bernardo
Modalidade do Curso: presencial -
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ano: 2022
Aluno: Gizele Aparecida Ferreira Bassani
Orientador: Ermelinda Barricelli e Márcia Mascia
Modalidade do Curso: presencial -
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA
Ano: 2022
Aluno: FERNANDA O. ALVES AMADOR e SIMONE VIEIRA CHAGAS LEITE
Orientador: Simone Alves Pedersen e Márcia Aparecida Amador Mascia
Modalidade do Curso: presencial. -
A pedagogia tecnicista: uma análise histórica e contemporânea
Ano: 2022
Aluno: ELOISA SANTOS e VANESSA LOUREIRO
Orientador: Eduardo Gallego e Marcia Mascia
Modalidade do Curso: presencial -
DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO: OS EFEITOS DO FRACASSO ESCOLAR
Ano: 2022
Aluno: DANIELA DE SOUSA e THALIA VIEIRA
Orientador: Márcia Aparecida Amador Mascia e Simone Alves Pedersen
Modalidade do Curso: presencial -
O IMPACTO DA AFETIVIDADE NA SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ano: 2022
Aluno: Crislaine dos Santos Francisco e Juliany Sobral de Oliveira
Orientador: Prof°Marina Mendes Soares e Profa. Márcia Mascia
Moalidade do Curso: presencial -
VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL VINDA DE CASA NO ÂMBITO ESCOLAR: QUAL POSTURA A ESCOLA DEVE ADOTAR?
Ano: 2022
Aluno: ANA BEATRIZ DA COSTA e CAMILA RIBEIRO
Orientador: Marcia Aparecida Amador Mascia e Eduardo Manuel Bartalini Gallego
Modalidade do Curso: presencial -
PRINCIPAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO
Ano: 2022
Aluno: BRENDHA ISABELLE MARTINS e SAMUEL OLIVEIRA SILVA
Orientador: Eduardo Manuel Bartalini Gallego e Marcia Aparecida Amador Mascia
Modalidade do Curso: presencial -
A ESCOLA COMO PALCO DE MASSACRES E ATENTADOS ARMADOS
Ano: 2022
Aluno: AUGUSTTO DE PAULA GUIMARÃES e BEATRIZ DA SILVA QUEIROZ
Orientador: Márcia Aparecida Amador Mascia e Eduardo Manuel Bartalini Gallego
Modalidade do Curso: presencial -
A DESESCOLARIZAÇÃO PÓS PANDEMIA
Ano: 2022
Aluno: Aneli Donizetti Leite da Silva e Mariah Julian Moreira
Orientador: Márcia Aparecida Amador Mascia e Eduardo Manuel Bartalini Gallego
Modalidade do Curso: presencial -
AS IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano: 2022
Aluno: LARISSA BERNARDES FUMACHE e MARIANA TOSHIE TAMURA
Orientador: Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO INFANTIL: QUEBRANDO TABUS
Ano: 2022
Aluno: HELEN LEITE e SUZANA REIS
Orientador: Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: LER PARA ALÉM DOS PROPÓSITOS ESCOLARES
Ano: 2022
Aluno: GABRIELE RIBEIRO DOS SANTOS e MICHELLE FERNANDES MADERGAM
Orientador: GABRIELE RIBEIRO DOS SANTOS MICHELLE FERNANDES MADERGAM
Modalidade do Curso: presencial -
EMOÇÃO E AFETIVIDADE COMO PRÁTICA DOCENTE: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAIS E COGNITIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Ano: 2022
Aluno: GABRIELA LOURENÇO FEDEL e IARA MENDES SANTOS
Orientador: Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO INCLUSIVO
Ano: 2022
Aluno: Erika Sales Maciel, Flávia Gabriela Megda e Giovanna Marcellino Ferreira
Orientador: Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
O SENTIDO DAS CORES E DOS ESPAÇOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Ano: 2022
Aluno: Elisangela Aparecida Mariana Moreira e Nívia Oliveira Arelo
Orientador: Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA PRÉ ESCOLA
Ano: 2022
Aluno: BRUNA DUARTE DA SILVA e IACY INDYANARA CAMPOS
Orientador: Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
O AUTORITARISMO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano: 2022
Aluno: Ana Carolina Maciel Ferreira e Beatriz Gomes Modesto
Orientador: Profa. Dra. Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
Ilustrando de vermelho: como a mídia constrói a imagem do PISA
Ano: 2021
Aluno: Victor Henrique Tartari Dias
Orientador: .
Modalidade do Curso: presencial -
O Papel do Coordenador Pedagógico
Ano: 2021
Aluno: Natália Vieira Dias
Orientador: .
Modalidade do Curso: presencial -
Descoberta e adaptação: o primeiro contato de pais de filhos surdos com a Libras
Ano: 2021
Aluno: Milene Rodrigues Marcolino
Orientador: .
Modalidade do Curso: presencial -
Família – escola: a importância dessa relação para o processo de aprendizagem e os desafios diante da pandemia
Ano: 2021
Aluno: Luana da Silva Almeida
Orientador: .
Modalidade do Curso: presencial -
A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O OLHAR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Ano: 2021
Aluno: Camilla Ramalho Mantovani
Orientador: .
Modalidade do Curso: presencial -
PRESENÇA MASCULINA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ano: 2021
Aluno: Bruno Rosa
Orientador: Allan Coelho
Modalidade do Curso: presencial -
MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ano: 2021
Aluno: Bárbara de Paula José
Orientador: Allan Coelho
Modalidade do Curso: presencial -
O REFLEXO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano: 2020
Aluno: VÂNIA BAPTISTA CRUZ
Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira
Modalidade do Curso: presencial -
A CONCEPÇÃO DE ALUNO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL
Ano: 2020
Aluno: VITÓRIA CAROLINE ACIARDI
Orientador: Prof.a Dr.a Luzia Bueno,
Modalidade do Curso: presencial -
O TRABALHO COM A CRIANÇA SURDA NA CRECHE
Ano: 2020
Aluno: THASSYANE PERES TASSINARI
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Bueno
Modalidade do Curso: presencial -
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ano: 2020
Aluno: TATIANE MARIA MENDES
Orientador: Prof.ª Dra. Juliana Bacan Zani.
Modalidade do Curso: presencial -
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PCNS E NA BNCC: AVANÇOS OU RETROCESSOS
Ano: 2020
Aluno: Talissa Cordeiro da Silva
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Bueno
Modalidade do Curso: presencial -
OS APARELHOS ELETRÔNICOS NAS REVISTAS NOVA ESCOLA E PAIS E FILHOS
Ano: 2020
Aluno: Nicole Silva Gudin
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Bueno.
Modalidade do Curso: presencial -
O PAPEL DA INTERAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR-ALUNO NA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO INICIAL
Ano: 2020
Aluno: MIRIÃ SOARES CIAPARIN
Orientador: Prof.ª Dra. Juliana Bacan Zani
Modalidade do Curso -
O PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO 2019: AVANÇOS OU RETROCESSOS?
Ano: 2020
Aluno: Luana Mariano Alves
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Bueno.
Modalidade do Curso: presencial -
O PAPEL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Ano: 2020
Aluno: LARISSA LOPES
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Bueno
Modalidade do Curso: presencial -
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORAS ATUANTES NA PRIMEIRAINFÂNCIA
Ano: 2020
Aluno: IASMIN OLIVEIRA DE ARAÚJO
Orientador: Prof.ª Dra. Juliana Bacan Zani.
Modalidade do Curso: presencial -
A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Ano: 2020
Aluno: GISLAINE CHIQUETTO
Orientador: : Prof.ª Dra. Juliana Bacan Zani
Modalidade do Curso: presencial -
O PAPEL DA AFETIVIDADE PARA AS RELAÇÕES DE ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Ano: 2020
Aluno: AMANDA TOBIAS DA SILVA
Orientador: Prof.a Dra. Juliana Bacan Zani.
Modalidade do Curso: presencial -
TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA, EM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano: 2020
Aluno: ROBERTA MARIANA BARBOSA
Orientador: Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva.
Modalidade do Curso: presencialmente -
LÍNGUA INGLESA COMO PRINCIPAL LÍNGUA ESTRANGEIRA ENSINADA NO BRASIL
Ano: 2020
Aluno: Millena Barbosa Bueno da Silva
Orientador: Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva.
Modalidade do curso: presencial -
OS EFEITOS DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ano: 2020
Aluno: LARISSA BONIMANI DA ROSA
Orientador: Profª. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva
Modalidade do Curso: presencial -
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ano: 2020
Aluno: JANAINA PARPINELLI DE MORAES
Orientador: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Modalidade do Curso: presencial -
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: DESAFIOS DA EQUIPE ESCOLAR
Ano: 2020
Aluno: TAYNÁ CRISTINA POLESSI TOLEDO
Orientador: Profa Dra Milena Moretto.
Modalidade do Curso: presencial -
OS IMPACTOS DA DIVERSIDADE SOCIOECONÔMICA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Ano: 2020
Aluno: Sabrina Lucília Miguel
Orientador: Profª Drª Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
A VIVÊNCIA DO “LUTO” DE MÃES QUE TIVERAM SEUS FILHOS DIAGNOSTICADOS COM TEA
Ano: 2020
Aluno: Nadya Souza Caetano
Orientador: Profª Drª Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
O ATO ÉTICO PRESENTE NO TRABALHO DOCENTE: RESPONSABILIDADE DE ENSINAR E FORMAR CIDADÃOS
Ano: 2020
Aluno: João Gabriel Ribeiro de Souza
Orientador: Profa. Dra. Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
AS ASSEMBLEIAS DE CLASSE NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Ano: 2020
Aluno: Higor Luiz Miguel
Orientador: Prof.ª Drª Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
LUDOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZADO NOS ANOS INICIAIS
Ano: 2020
Aluno: HELOISE LARIS DA SILVA TOLEDO
Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira
Modalidade do curso: presencial -
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR COM ALUNOS DISLÉXICOS
Ano: 2020
Aluno: EMILY SUELEN GONÇALVES DE LIMA
Orientador: Prof.ª Drª Milena Moretto
Modalidade do Curso: presencial -
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO SURDO
Ano: 2020
Aluno: Débora Vitória Feitosa
Orientador: Profª Drª Milena Moretto
Modalidade do curso: presencial -
AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZADO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ano: 2020
Aluno: DARIELEN CAROLINE SILVA DOS SANTOS
Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira
Modalidade do Curso: presencial -
O TRABALHO DO PROFESSOR COM CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ano: 2020
Aluno: Beatriz Caroline dos Santos Carvalho
Orientador: Milena Moretto
modalidade do curso: presencial