Pesquisa e Produção Científica

A USF sabe da importância da pesquisa e da produção científica na formação do raciocínio lógico e consciente de seus alunos. Por isso, ela prima pela realização de projetos que compartilhem o saber, melhorando a formação humana e prática daqueles que virão a atuar no mundo prático profissional.




Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica busca preparar alunos de graduação para a iniciação à pesquisa, repassando métodos e técnicas envolvidos no processo.

O estudante participante recebe bolsa mensal concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); pela USF, por meio do Programa de Bolsa-auxílio de Iniciação à Pesquisa Científica (Probaic); por outras agências de fomento ou, ainda, pode realizar seu projeto de pesquisa voluntariamente, orientado por um professor.


Bolsas de iniciação científica



Comitê de Ética em Pesquisa

Criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos ditados por normas e diretrizes regulamentadoras da pesquisa.


Pesquisa com seres humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos é regulamentado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde. O comitê presta contas à Conep enviando relatórios semestrais, nos quais é mensurada a quantidade de projetos realizados no período. Em 2011, foram avaliados 645 projetos.

O comitê também orienta os docentes e acadêmicos, no intuito de contribuir para a qualidade das pesquisas e valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.


Pesquisa com animais

O Comitê de Ética no Uso de Animais é responsável pelo acompanhamento e fiscalização das atividades que envolvam a utilização de animais no âmbito de pesquisas, atendendo aos princípios éticos elaborados por órgãos oficiais. Em 2011, iniciou um processo de credenciamento oficial junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que permitirá um maior controle sobre as técnicas utilizadas nos experimentos.



Início


Perfil USF


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão


Dimensão Institucional


Dimensão Social


Colégio Bom Jesus Santo Antônio do Pari