Prestação de Serviços

Às entidades

Por meio de sua estrutura física e tecnológica e dos professores, funcionários administrativos e alunos, a USF disponibiliza a organizações com ou sem fins lucrativos serviços qualificados, para atender a demandas específicas, como testes, avaliações, orientações, consultorias, acompanhamentos, entre outras.


Ensaios nas empresas Remaster e Vulkan do Brasil

No ano de 2011, um docente do curso de Engenharia Mecânica – Automação e Sistemas e dois funcionários administrativos realizaram ensaios de compressão de pisos elevados e de tração de molas.


Consultoria de gestão ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família

No intuito de apoiar a inserção e a consolidação da estratégia Saúde da Família, ampliando a abrangência e a resolutividade das ações da Atenção Primária, o Ministério da Saúde criou, em 2008, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Em Itatiba, o núcleo é formado por uma equipe de 11 profissionais, nas seguintes especialidades: psicologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, assistência social, educação física e fonoaudiologia.

A USF é representada no núcleo por uma de suas docentes do curso de Psicologia, que trabalha supervisionando a organização das atividades, o fortalecimento do trabalho em equipe, a construção de estratégias de atuação junto às equipes de saúde e comunidade e o desenvolvimento do apoio matricial, entre outros.


À comunidade

A USF trabalha na preparação e no desenvolvimento dos futuros profissionais, fazendo com que as teorias e técnicas sejam aplicadas na prática, solidificando conceitos e, ao mesmo tempo, permitindo que os alunos desenvolvam o senso de compromisso com o próximo. Com essa atitude, ela proporciona à sociedade o acesso a serviços especializados, com qualidade e de forma gratuita.

Atendimento Jurídico

Por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a USF presta atendimento jurídico gratuito à população carente de Bragança Paulista e região, orientando sobre casos apresentados em todas as áreas do Direito. Essa atuação vem colaborando na geração de dados reais e concretos, permitindo a formação de um banco de dados produtivo à pesquisa sociojurídica.

Alguns dos serviços prestados pelo núcleo, sistematicamente, são:

  • Encaminhamento à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): quando necessário o ajuizamento de uma ação, é feito o encaminhamento à OAB local, para fins de nomeação de um advogado.
  • Auxílio ao Juizado Especial Cível: o convênio com o poder judiciário agiliza os procedimentos na prestação de serviço social e amparo ao cidadão, desde o atendimento até a efetiva elaboração das petições iniciais.
  • Orientações: auxílio à comunidade, alunos e funcionários quanto à conscientização de seus direitos e deveres, esclarecendo dúvidas jurídicas de cunho pessoal, familiar ou profissional.

Atendimento em evento da Associação Bragantina de Combate ao Câncer

A USF, representada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, participou do evento realizado pela Associação Bragantina de Combate ao Câncer, em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. Ao lado de profissionais de diversas instituições da cidade, a professora Vanessa Moretti, juntamente com alunos do curso de Direito, ofereceram atendimento gratuito a mais de cem pessoas presentes no evento.

Atendimento Odontológico

A clínica odontológica da USF atende a população em diversas especialidades, resultando em um fluxo de cerca de 6,5 mil pacientes por semestre. O desenvolvimento das atividades clínicas está pautado na capacitação inter e transdisciplinar, preparando o aluno para integrar equipes multiprofissionais e enfrentar as transformações da sociedade e do mercado. Assim, as atividades na clínica buscam assegurar o desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes a um cirurgião-dentista para a atuação profissional plena.

Curso sobre saúde bucal e geral

Em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, de Bragança Paulista, a USF realizou um curso referente à saúde bucal e geral, com o objetivo de expandir a produção do conhecimento básico, contribuindo para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria das condições de saúde bucal e à superação das desigualdades.

Durante o curso, os discentes de graduação, sob a orientação dos professores, atenderam 50 crianças e adolescentes do Projeto Nascer de Novo, Espaço Comunitário de Aprendizagem (Ecoa) e do Serviço Assistencial Médico Alimentar (Sama), abrangendo tratamento odontológico e orientações gerais.


Atendimento Fisioterápico

A USF disponibiliza à comunidade a estrutura da clínica de fisioterapia, no campus Bragança Paulista, onde os alunos, orientados pelos professores, prestam atendimento a quem precisa. Em 2011, foram realizados 9.747 atendimentos nestas duas áreas de atuação:

  • Saúde da mulher, da criança e do adolescente: Neuropediatria (Pediatria), Cardiologia/pneumologia na criança e no adolescente e Ginecologia.
  • Saúde do adulto e idoso: Ortopedia, Neurologia no adulto, Cardiologia/pneumologia no adulto e Gerontologia (Geriatria).

Acompanhamento de recém-nascidos de alto risco

É um projeto que objetiva avaliar os recém-nascidos que apresentam um ou mais fatores de risco de desenvolvimento, intervindo precocemente e, assim, prevenindo ou minimizando possíveis danos.

No projeto, os recém-nascidos atendidos no Hospital Universitário São Francisco (HUSF) passam por uma avaliação e, quando verificada a necessidade, têm tratamento fisioterápico na clínica de fisioterapia da USF. Em 2011, foram avaliados dez recém-nascidos, sendo que três deles necessitaram de acompanhamento por um período de três meses.


Reabilitação pulmonar de asma infantil

A clínica de fisioterapia da USF proporcionou atendimentos a 20 crianças portadoras de asma no Ambulatório de Fisioterapia Cardiorrespiratória. O projeto foi uma ação conjunta com os acadêmicos do curso de Medicina, que realizaram uma pré-avaliação para identificar as crianças portadoras de disfunções respiratórias. A ação contribuiu para minimizar o impacto do uso de medicamentos de controle da doença pulmonar e melhorar a independência e o bem-estar no dia a dia das crianças.

Atendimento Psicológico

A USF disponibiliza à comunidade atendimentos psicológicos em dois de seus campi, São Paulo e Itatiba. Com o intuito de ampliar o número de pessoas beneficiadas e, também, atender a demandas específicas da região, a universidade realiza convênios/parcerias com organizações públicas ou privadas. Em 2011, foram realizados mais de 850 atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, atuando em áreas como: psicodiagnóstico e psicoterapia.


Atendimento psicológico aos estudantes

Projeto realizado por alunos do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia, tem o objetivo de prestar atendimento psicológico aos estudantes da USF. Ao todo, foram contabilizados 164 atendimentos, relacionados à ansiedade, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, depressão, entre outros.


Participação no Programa Saúde da Família

Os alunos de graduação em Psicologia na área de saúde tiveram a oportunidade de participar do Programa Saúde da Família, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itatiba. O objetivo da atividade, além de proporcionar uma formação qualificada aos alunos, é também contribuir para o desenvolvimento da atenção à saúde mental, no município.

Durante o ano, os alunos, orientados pelos professores, atenderam mais de cem pessoas, portadoras de transtornos mentais severos e persistentes, vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial. Os atendimentos incluíram ações de acolhimento psicológico, visitas domiciliares (nos casos de pacientes acamados ou que não podem se deslocar até a unidade de saúde), grupo de apoio a mulheres com ansiedade e depressão, palestra em grupo de hipertensos e diabéticos e oficinas terapêuticas.


Psicologia e saúde mental

Desde 2004, os cursos de Psicologia da USF, campi Itatiba e Campinas, realizam o evento Psicologia e Saúde Mental em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, em 18 de maio. O objetivo é discutir a reforma psiquiátrica e tratamentos a pacientes da área de saúde mental. Em 2011, o evento abordou os temas em três mesas-redondas compostas por psiquiatras e psicólogos que atuam com dependentes químicos e transtornos alimentares.

Atendimento psicopedagógico em escola pública

Projeto da pós-graduação em Psicopedagogia, realizado em parceria com a Escola Pública EMEF Francisco Ponzio Sobrinho, com o objetivo de propiciar aos alunos o conhecimento da realidade do atendimento psicopedagógico clínico. Dois docentes e cinco alunos da USF trabalharam a realidade da escola, buscando identificar e discutir as condições necessárias para o estabelecimento da relação família/psicopedagogo, desenvolvendo propostas de intervenção psicopedagógicas a partir de considerações sobre o aspecto educativo.


Início


Perfil USF


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão


Dimensão Institucional


Dimensão Social


Colégio Bom Jesus Santo Antônio do Pari