Qualidade de Ensino

Pesquisas de Avaliação

A USF busca desenvolver uma cultura de avaliação dentro da instituição. Assim, de forma contínua, realiza pesquisas para avaliar as atividades desenvolvidas, proporcionando uma autorreflexão, em busca de aperfeiçoamento dos processos e apoio à tomada de decisão.

O processo é conduzido por fases, iniciando pela sensibilização, seguido das etapas de diagnóstico, avaliação interna e externa e, por fim, com a tomada de decisão e reavaliação do próprio processo. Em 2011, foram realizadas as seguintes pesquisas:


Avaliação dos docentes pelos alunos

Os alunos tiveram a possibilidade de avaliar os docentes em critérios como didática, conteúdo, métodos de avaliação e relacionamento.


Perfil do aluno ingressante

Pesquisa em que foram avaliadas questões gerais com relação aos alunos e expectativas sobre o curso. O objetivo é conhecer melhor o corpo discente de cada curso, para que se possa auxiliar na elaboração de campanhas de divulgação e na definição de estratégias de melhoria contínua da qualidade do ensino.


Qualificação do Corpo Docente

Visando proporcionar educação de qualidade a seus alunos, a USF se preocupa com a qualificação constante do seu corpo docente. Algumas das políticas e ações adotadas, visando alcançar esse objetivo, são:


A tabela a seguir apresenta a titulação dos docentes da USF, demonstrando que, em 2011, 64% dos profissionais possuíam título de mestres ou doutores.



Início


Perfil USF


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão


Dimensão Institucional


Dimensão Social


Colégio Bom Jesus Santo Antônio do Pari