Aula Inaugural - As aventuras e desventuras de uma pesquisadora pelas trilhas do passado

O propósito do evento é dar início ao semestre com discussões atuais e relevantes no cenário nacional de pesquisas em Educação.

Data: 24/02/2014 a 24/02/2014

Local: Itatiba,

A Universidade São Francisco (USF) irá promover no dia 24 de fevereiro, das 14h30 às 17h, uma Aula Inaugural com o tema: As aventuras e desventuras de uma pesquisadora pelas trilhas do passado, no Campus Itatiba.

A aula será ministrada pela Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT), Profª. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento.

Os interessados podem se inscrever pelo site até o dia 23 de fevereiro.

Ministrante:

Professora PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT, instituição onde é responsável pela Diretoria de Pesquisa e Extensão. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação e leciona a disciplina História da Educação no Curso de Licenciatura de Matemática. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) . Lidera o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: intelectuais da educação, instituições educacionais e práticas escolares/ UFS. É coordenadora da área de ensino do PAEP/DPB/CAPES. É Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPEd. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação; membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisas (Auto)Biograficas; membro do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura/SE - ITBEC (1996). Integra o Conselho Editorial da Revista Iberoamericana de Filosofia, Política e Humanidades - Araucaria, o Conselho Editorial da Revista História do Tempo Presente/UFS, Conselho Editorial da Revista Anais Municipais - Revista Semestral da Câmara Municipal de Aracaju (2005) e o Conselho Editorial da Typographia Editorial - T (2005). Aprovada em primeiro lugar no concurso público para admissão de professor substituto na disciplina Didática, realizado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, em 18 de novembro de 2005.Publicou os livros Fontes para a História da Educação: documentos da Missão Presbiteriana dos Estados Unidos no Brasil (FAPITEC/EDUFAL, 2008); Educar, Curar, Salvar: uma ilha de civilização no Brasil Tropical (UNIT/EDUFAL, 2007); Ensino Superior em Sergipe - 1991-2004 (INEP, 2006); A Escola Americana de Sergipe (UFS, 2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: HIstória da Educação; Educação Protestante; Educação Brasileira; Religião; Impressos; Cultura Brasileira; Cultura Norte-Americana; Associações Voluntárias.

Inscrição:

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificado, clique aqui.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*