handtalk

Pastoral Universitária

Apresentação

Você sabia que a USF tem como seu patrono São Francisco de Assis?
Se você não se liga em religião e na vida dos santos, fique tranquilo! Francisco de Assis nos inspira e nos ajuda simplesmente a sermos pessoas melhores.

A Pastoral Universitária da USF, como guardiã da missão da Universidade, promove celebrações, grupos de estudos e orações, encontros, troca de ideias e ainda disponibiliza um espaço de convivência e acolhimento, chamado de Espaço Franciscano.

Frades e Agentes de Pastoral acompanham os alunos em toda sua trajetória universitária, inspirando valores que traduzem o modo franciscano de ser.

Revalorizando o termo “pastoral”, nos remete, enquanto Universidade Católica, a Cristo Bom Pastor, sendo o coração, o cuidado, o amor, a dedicação, num trabalho em equipe, construindo juntos os programas, as atividades e a própria tomada de consciência dos agentes e sujeitos da Universidade.

Colocamos a ênfase no “cuidado”, criando espaços de proximidade, relação e comunhão. O cuidado se desdobra em acolhida e se explicita como desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. A Pastoral é o lugar de cultivo da comunhão e da participação. Com liberdade e responsabilidade educa sujeitos conscientes de seu papel e de seu lugar na história.