IV Encontro do Meio Ambiente e Sustentabilidade

As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever pelo site até as 18h do dia 5 de maio.

Data: 05/05/2014 a 08/05/2014

Local: Campinas - Unidade Swift,

A Universidade São Francisco (USF) promove, entre 5 e 8 de maio, às 19h30, o IV Encontro do Meio Ambiente e Sustentabilidade no Campus Campinas – Unidade Swift.

Voltado, principalmente, aos alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária, o evento terá como tema central a “Contaminação das águas: Aspectos Químicos e Ambientais. Desafios Acadêmicos e Profissionais do Futuro Engenheiro”.

O objetivo do encontro é proporcionar aos alunos e demais participantes uma possibilidade de refletir sobre a questão ambiental, sob diversos enfoques.

Dia: 05/05

Horas: 19h30
Abertura da jornada
Ministrante: Dr. Rogério Menezes de Mello - Secretário do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas

Horário: 21h20
Sustentabilidade em Pastagens como Medida Redutora de Gases do Efeito Estufa
Ministrante: Profa. Esp. Izabele Brandão Kruel (IAC)
  • Bacharel em Engenharia agronômica (Universidade de Cruz Alta/RS);
  • Mestranda em agrometeorologia (IAC)
Dia: 06/05

Horário: 19h30
Otimização e Desenvolvimento de Células Solares Sensibilizadas por Corante Utilizando Eletrólitos Poliméricos
Ministrante: Prof. Dr. João Eduardo Benedetti
Formação Acadêmica
  • Bacharel Habilitado em Química (USF);
  • Licenciatura em Química (USF);
  • Mestrado em Desenvolvimento de Compósitos Poliméricos Visando Aplicação em Supercapacitores (USF);
  • Doutorado em Preparação, Caracterização e Aplicação de Eletrólitos Poliméricos Gel em Células Solares de TiO2/Corante (Unicamp);
  • Pós-Doutorado em Síntese e Caracterização de Nanocompósitos para Aplicação Bia Fotoredução de CO2 a Hidrocarboneto (Unicamp e URGS).
Horário: 21h00
Materiais Híbridos Inorgânicos-Orgânicos Aplicados na Remoção de Metais Tóxicos Ministrante: MSc. Maurício Alves de Melo Junior (Instituto de Química)
Formação Acadêmica:
  • Bacharel em Química (UNICAMP)
  • Mestrado em Química (UNICAMP);
  • Doutorando em Química (UNICAMP)
Dia: 07/05
Horário: 19h30
Estudos de Alternativas de Tratamento, Desaguamento, Aproveitamento e Destinação Final de Lodo de Esgoto
Ministrante: Prof. Dr. Francisco Anaruma Filho (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Unicamp)
Formação Acadêmica:
  • Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1988);
  • Mestrado em Ciências Biológicas, modalidade Parasitologia, pela UNICAMP (1994);
  • Doutorado em Parasitologia pela UNICAMP (2001);
  • Pós-Doutorado em Planejamento Ambiental pela UNICAMP (2009) e em Saneamento e Ambiente pela UNICAMP (2011).
Horário: 21h00
Desenvolvimento de Tecnologias de Prevenção à Poluição: Degradação e Monitoramento Online de Antibióticos em Esgotos
Palestrante: Prof. Dr. Robson da Silva Rocha (Pós-doutorando USP São Carlos)
  • Graduação em Administração de Empresas (USF);
  • Graduação em Química (USF);
  • Mestrado em Engenharia Mecânica (Unicamp);
  • Doutorado em Engenharia Mecânica (Unicamp)
  • Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrodo de difusão gasosa, peróxido de hidrogênio, eletrogeração, reator eletroquímico.
Dia: 08/05

Experiências Profissionais de um Engenheiro Ambiental
Ministrante: Gabriel Amaral de Oliveira - Engenheiro Ambiental, Consultor e Perito Judicial

Participação de Ex-Alunos da USF
  • Eng. Fernanda Gava
  • Eng. Renata dos Santos
  • Eng. Jackeline Benato
  • Eng. Jurandir Amaral
Apresentação: Projeto Biodigestor
Exposição de trabalhos de conclusão de curso: Alunos do curso de Engenharia Ambiental
Local: corredor do pátio interno do campus.
 Inscrição

Para efetuar sua inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento e emissão de certificado, clique aqui.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*