Data – 16/05 - Parte 1: Educação Inclusiva – História, Conceito e Contexto em PortugalConteúdos:
1. Da segregação à inclusão: breve perspectiva histórica
2. Educação Inclusiva: conceito, e dinâmica internacional; facilitadores e barreiras sociais e educativas.
3. Educação Inclusiva em Portugal: culturas, políticas e práticas educativas
Data 23/05 –Parte 2: Educação Inclusiva: Estratégias de Atuação em Sala de AulaConteúdos:
2. Da homogeneidade à diversidade de alunos na sala de aula
3. Da aceitação ao direito de…
4. O porquê de uma sala de aula inclusiva
5. As estratégias pedagógicas: trabalho a pares; tutoria; aprendizagem cooperativa; trabalho de projeto; estudo de “caso”; resolução de problemas…
6. O aprender para fazer vs o aprender fazendo.
Ministrante:
Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca – Lisboa - PortugalMini CV: A Professora Dra. Isabel Sanches é licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, Doutora em Ciências da Educação (Société, Handicap et Inclusion) pela Universidade Lumière, Lyon 2 (França). É professora associada da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Educação e nos programas de pós-graduação: Mestrado em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial e Doutoramento em Educação. É investigadora do Centro de Estudos e Investigação em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - CEIED e Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva da mesma instituição. Seu interesse acadêmico situa-se nas pesquisas sobre condições e possibilidades de desenvolvimento de pessoas com deficiência, sobretudo, no contexto da educação inclusiva, com foco para os estudos históricos e culturais. É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre a temática, entre eles citamos: “Sobrevoando” a deficiência: do que os portugueses pensam ao que os políticos fazem”, (http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6737); “Em busca de indicadores de educação inclusiva: práticas de colaboração do professor de apoio educativo com o professor da turma que “inclui” alunos considerados com necessidades educativas especiais”.