handtalk

Notícias

USF sedia encontro da Frente de Evangelização da Educação

30/06/2022

A Universidade São Francisco (USF) sediou na tarde desta quinta-feira, dia 30 de junho, o Encontro da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Na ocasião, estiveram reunidos mais de 80 participantes, entre eles frades, a reitoria, coordenadores de cursos, núcleos e departamentos administrativos da USF.  Durante o encontro foram compartilhadas as Diretrizes da Frente de Evangelização da Educação (2022-2027). 

A abertura  do evento foi realizada, no Câmpus Bragança Paulista, pelo diretor presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz Ação Social Franciscana CNSP-ASF, mantenedora da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, que contextualizou a importância do encontro.  

Em seguida, o  Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Medella apresentou os princípios e as diretrizes do encontro. “Avaliação do que foi realizado e do que foi proposto, a qualidade de vida e a prospecção dos aspectos futuros, quais aspectos vão querer colocar atenção, com isso nascem as prioridades, é um plano secional.  O 2017 e 2021 não serão esquecidos, é lógica da continuidade da processualidade”, ressaltou Frei Gustavo. 

Na ocasião, a CNSP-ASF e a Reitoria da Universidade São Francisco elaboraram um grupo de trabalho para a elaboração do planejamento de ações da USF a partir das diretrizes da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. “É importante que o conceito de evangelização se renove para que possa dialogar com os diferentes mundos, como o mundo da educação: científico e extensionista. A evangelização não deve estar restrita ao mundo religioso. A construção do plano de evangelização na educação não é uma tarefa exclusiva, precisa ser uma tarefa inclusiva”, explicou o reitor da USF, Frei Gilberto Garcia.

Para o Coordenador da Frente de Educação, Frei Claudino Gilz, os encontros são essenciais para colocar em prática e abordar as diretrizes da Frente de Evangelização da Educação. “Encontros como este são fundamentais para operacionalizar o nosso Plano de Evangelização. Este é um privilégio ter a comunidade acadêmica como ponto de partida de educar um e como fraternidade acadêmica.  Uma educação que abrange todos os aspectos da vida humana e religiosa da vida franciscana. Sendo uma Universidade que preze pela sua qualidade acadêmica, mas preocupada com a inclusão e bem-estar da sociedade”, afirmou Frei Claudino. 

Durante a abertura,  o Diretor Vice-presidente da Mantenedora da USF e coordenador da Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco Filho, destacou as ações de evangelização da Universidade. “A evangelização da educação na USF é manifestada ao incentivar o engajamento da comunidade acadêmica na participação de projetos extensionistas, para além da sala de aula, garantindo competências que vão além dos aspectos práticos e técnicos. Assegurar o bom clima educacional e alcançar excelente grau de satisfação nos processos  organizacionais, além de participação e preparar  cursos e celebrações junto à comunidade acadêmica”, ressaltou Frei Vitorio Mazzuco Filho.

Depois das falas de abertura, foram montados grupos de trabalho com o objetivo de desenvolver coletivamente assuntos relacionados ao carisma franciscano, a promoção da evangelização a partir de sua missão e os principais desafios e as potencialidades evangelizadoras da USF. “Hoje tivemos um momento de reflexão sobre a resposta do carisma franciscano que envolve a Universidade, sua missão no ensino  e seu papel na sociedade”, comentou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.  

O Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Medella realizou a benção final. Os próximos encontros serão realizados no mês de agosto para dar continuidade às contribuições dos grupos de trabalho. 

 

Compartilhe
USF sedia encontro da Frente de Evangelização da Educação

Palavras-chave


Comentários desta notícia

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*