handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Reabertura do Sefras Pop Rua

04/05/2016
Compartilhe:
Reabertura do Sefras Pop Rua
 Foi realizada na manhã do dia 2 de maio, a cerimônia de reabertura do Sefras Pop Rua em São Paulo, carinhosamente conhecido como “Chá do Padre”. Logo pela manhã a sede do serviço, à rua Riachuelo 268, se preparou para receber o público presente. A celebração contou com diversos trabalhadores do Sefras, pessoas em situação de rua, representantes do poder público, movimentos de moradia e apoio à população de rua e setores da Igreja, especialmente da Província Franciscana da Imaculada Conceição, que lotaram o espaço para acompanhar a abertura do serviço.

Foi exibido um vídeo institucional de apresentação do serviço e da instituição, seguido de uma série de falas, a começar pelo diretor presidente do Sefras Frei José Francisco de Cássia Santos. Na sequência falaram o Frei Mário Tagliari, guardião do Convento São Francisco; Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Sé; Anderson Miranda, representante do Movimento Nacional da População de Rua; o Padre Júlio Lancellotti da Pastoral do Povo de Rua; a Dra. Nara de Souza Rivitt, Defensora Pública-chefe da DPU; Eduardo Suplicy, professor e ex Secretário Municipal de Direitos Humanos, a Maria Angélica, Assessora de Gabinete da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo e, por fim, o Frei Fidêncio Vanboemmel conduziu a benção do espaço e de todos os presentes. Ao final das falas, foi feita uma apresentação cultural das crianças e adolescentes do Sefras Criança de Petrópolis, RJ, mais conhecido como “Gente Viva”.
“Dentro da perspectiva que tínhamos de reabrir o Chá do Padre (Sefras Pop Rua), estávamos todos ansiosos porque por um bom tempo o trabalho ficou parado. Acho que esta reabertura correspondeu às expectativas que todos nós tínhamos e o grande anseio pela volta do serviço. A participação dos trabalhadores do Sefras e dos convidados foi bastante expressiva. Foi um momento especial para o Sefras, sobretudo porque este espaço é significativo para a população de rua de modo geral. O espaço é uma referência na cidade de São Paulo e mostrou a que veio, já que além de ser um local de acolhimento e solidariedade, é também um espaço de debate e discussão de ideias. Por todas essas razões avalio positivamente o dia de hoje”, afirma o Frei José Francisco.

O Sefras Pop Rua SP começa suas atividades já nesta terça-feira, 3 de maio, das 8h às 20h contando com uma ampliação de seus serviços. Serão servidos de 350 a 400 chás e lanches da tarde e retomados os atendimentos da psicologia, da defensoria pública da união e da assistência social. Ainda serão servidos 300 almoços diários e serviços de banho e de lavanderia. O Sefras Pop Rua está localizado na Rua Riachuelo 268, próximo à praça da Sé, no centro de São Paulo.