USF assina convênio para produção de Planos de Mobilidade Urbana

09/05/2016
USF assina convênio para produção de Planos de Mobilidade Urbana
 A Universidade São Francisco (USF) realizou no dia 5 de maio, no Campus Bragança Paulista, a assinatura do Convênio de colaboração técnico-científica entre as Prefeituras de Morungaba e Bom Jesus dos Perdões e a Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana, mantenedora da USF. Os alunos dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária irão produzir o Plano de Mobilidade Urbana dos dois municípios.

O evento contou com a participação do Reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, de representantes da Mantenedora, Pró-Reitores, coordenadores de curso, docentes, vereadores e os prefeitos de Morungaba (José Roberto Zem) e Bom Jesus dos Perdões (Eduardo Henrique Massei), além da presença do Secretário de Turismo do Governo Estadual de São Paulo, José Roberto Tricoli. “Nós assumimos que os alunos que passam pela Universidade devem ser formados de maneira integral e que essa formação contribua para que exerça seus direitos e deveres. Algo que me chamou a atenção nesse convênio seria a participação de nossos alunos, para que não sejam apenas bons profissionais, mas que sejam sujeitos conscientes e que possam transformar o mundo”, afirmou o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM durante a abertura.

O Plano de Mobilidade Urbana foi estabelecido pela lei nº 12.587/2012 que define as diretrizes da Política Nacional da Mobilidade Urbana que estabeleceu a partir de abril de 2015 todas as cidades com mais de 20 mil habitantes precisam ter um plano municipal de mobilidade urbana para receber recursos federais e estaduais. Com os Planos as cidades conseguem promover melhorias de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte. “São dois municípios da região onde a USF está inserida. Faz parte da ação universitária mover seu conhecimento para transformar a realidade. Esse projeto está dentro de um planejamento dos municípios de futuro. Se algumas cidades hoje de médio e grande porte tivessem planejado décadas atrás nós não teríamos graves problemas de mobilidade”, explicou o reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior.

O coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Campinas, professor Jose Roberto Paolillo Gomes explicou que o plano é fundamental para nortear investimentos futuros. “Toda cidade precisa de um planejamento para evitar o crescimento desordenado que pode gerar problemas futuros”, explicou o professor.

Os alunos envolvidos no desenvolvimento do Plano participarão desde a construção do questionário, realizarão visitas a campo e ouvirão as necessidades da comunidade. Com a assinatura do convênio, os alunos de todos os cursos da USF também terão a oportunidade de estagiar em diversos setores das prefeituras de Morungaba e Bom Jesus dos Perdões. “Representa em essência o que a Secretaria de Turismo pode fazer, articular a região de forma integrada, fazendo que as diferenças de tamanho, porte e arrecadação não sejam empecilhos para que se construa o desenvolvimento planejado da cidade, mas pensando regionalmente”, destacou o Secretário de Turismo.