Escolas municipais ganham projetos de paisagismo do curso de Arquitetura da USF

11/05/2016
Escolas municipais ganham projetos de paisagismo do curso de Arquitetura da USF
 A Universidade São Francisco (USF), em parceria com a Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Educação e apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, desenvolveu projetos de paisagismo para serem aplicados nas escolas municipais. Os projetos têm a participação dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da USF e objetivo da iniciativa é dar oportunidade aos estudantes de colocarem em prática o aprendizado adquirido em sala de aula, com a intenção de sugerir meios de revitalização do ambiente escolar.

Os universitários fizeram visitas técnicas às escolas e também tiveram acesso a seus projetos arquitetônicos para melhor desenvolver o trabalho de paisagismo. As escolas contempladas pela iniciativa são os Cemeis 'Benedicto Delforno', 'Lázara Moreira da Silva Bertoni', Cemei 'Rosa Masetti Paladino', 'Sebastiana Bueno Franciscone', 'Profª. Maria Stella Longo Leme de Calaes e as Emebs 'Profª. Inês Prado Zamboni', 'Profª. Rosa Scavone' e 'Profª. Guiomar Almeida Ciarbello'.

Na última quinta-feira, dia 28 de abril, na USF, os projetos finais foram apresentados aos diretores das escolas contempladas. Todos os trabalhos tiveram como base a acessibilidade dos alunos da rede pública, de maneira sustentável e respeitando o Meio Ambiente. Umas das propostas sugeridas é utilizar o conceito de Permacultura, que permite ambientes sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. À Prefeitura também será entregue, em breve, o arquivo digital com os projetos elaborados.
"Para os alunos foi uma experiência motivadora. Eles puderam identificar diversos assuntos abordados em sala de aula e sugeriram materiais alternativos para o desenvolvimento do projeto, desde alvenaria até espécies vegetais" contou Cássia Regina A T Pistori, professora da matéria de Paisagismo da Universidade São Francisco.

"Nós amamos fazer esse trabalho porque realmente nos importamos em contribuir. A ideia era utilizar todo espaço para trazer alegria e aprendizado, fazer com que as crianças tenham uma participação ativa, trazer de volta a interação do aluno com o ambiente escolar. Fazer com que elas se sensibilizem e participem em seu primeiro contato com a natureza" declarou Nádia Maria Rodrigues, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo que participa do projeto.
Informações da Prefeitura de Itatiba