Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística apresentam Seminário sobre “Contribuições Sociais e Classificação Fiscal dos Produtos”

26/05/2016
 No dia 16 de maio de 2016, sob orientação do Prof. Dante Batista Silva, os alunos da disciplina Legislação Aplicada à Logística do 5º semestre do Curso Superior em Logística apresentaram um seminário sobre o tema “CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS E CLASSIFICAÇÃO FISCAL DOS PRODUTOS”.

O objetivo principal da atividade era demonstrar por meio de estudos jurídicos e empresariais, os principais tributos que incidem diretamente nas operações logísticas como o ICMS, IPI, PIS, COFINS e CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE PRODUTOS, destacando a necessidade da correta observância dos procedimentos fiscais, para se evitar pesadas multas para as empresas.

A proposta do seminário era capacitar os alunos aprimorando os conhecimentos teóricos vivenciados em sala de aula, com análise e estudos de casos, na qualidade de futuros profissionais da logística, apresentando dados atuais e relevantes acerca das operações tributárias envolvidas no planejamento administrativo na logística que envolve desde o armazenamento até o transporte e a efetiva distribuição de mercadorias.

O Prof. Dante explica que além da expressiva experiência acadêmica, os alunos tiveram a oportunidade de aprender não apenas como futuros aspirantes profissionais da logística a dinâmica do sistema tributário e o seu consequente planejamento, mas também como cidadãos a lutar pelos seus direitos como uma forma importante de estimular a participação crítica e responsável na sociedade acerca do sistema tributário nacional.