Alunos da Farmácia participam do Projeto Cuidar Faz Bem

03/06/2016
Alunos da Farmácia participam do Projeto Cuidar Faz Bem
A Universidade São Francisco (USF) realizou de 1 a 2 de junho, no Campus Campinas (Unidade Swift), o projeto Cuidar Faz Bem, que busca a conscientização da população em relação aos aspectos da saúde e da cidadania.

“A atividade busca informar e sensibilizar a comunidade quanto a melhoria da qualidade de vida, a partir da prevenção, orientando para mudanças de hábitos de vida e diagnosticando precocemente as doenças a fim de tratá-las. Acredito que essa atividade venha ao encontro da missão franciscana e contribui para a formação humana e técnica do nosso aluno”, afirmou a coordenadora do curso de farmácia, Professora Michele Carneiro Polli.

O Professor Luiz Moreira, da disciplina de Extensão e Processos de Aprendizagem, também ressaltou a importância do projeto para a formação humanística dos alunos. “Quando abrimos as portas da Universidade e oferecemos esses serviços, também é para transformar o nosso aluno, incentivando o carácter solidário e de atenção às pessoas. O profissional de Saúde precisa ter uma formação técnica, mas também carece de uma formação humana”, ressaltou.

Os alunos do 1º semestre do Curso de Farmácia foram divididos em grupos e ficaram responsáveis por montar espaços que pudessem atender a população e esclarecer dúvidas. Os grupos esclareceram dúvidas sobre dengue, H1N1, diabetes, câncer de mama, câncer de próstata, obesidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Também foi possível fazer a aferição da pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e teste de glicemia.

A ação foi bem acolhida por alunos e moradores da comunidade do entorno do campus. “Muito bom a universidade promover essas ações para a população, pois nunca fiz exames básicos e de rotinas. E isso ajuda a prevenir doenças”, comentou a moradora da comunidade Julieta Soares de Jesus. “Essa ação expande a minha formação, pois propícia um contato direto com a comunidade, gerando um aprendizado muito grande. Estou gostando muito”, afirmou o aluno do período matutino Antônio Jean.

Para o diretor do Campus Campinas - Unidade Swift, Professor Fernando César Gentile, que também participou do evento, o acolhimento da população reflete o comprometimento da instituição com a missão franciscana. “A participação da população mostra a confiança que deposita nos profissionais da Universidade, esse reconhecimento nos motiva a realizar novas ações, engajando a comunidade acadêmica, em especial os alunos, no atendimento às demandas da comunidade”, observou.