Curso de Direito promove 1º Audiência Trabalhista Simulada

14/06/2016
Curso de Direito promove 1º Audiência Trabalhista Simulada
O Curso de Direito do Campus Campinas da Universidade São Francisco (USF) promoveu, no dia 2 de junho, a 1ª Audiência Trabalhista Simulada no Anfiteatro da Unidade Cambuí.

A Audiência foi realizada pelos alunos do 7º semestre, com a coordenação do professor da disciplina de Prática Jurídica Trabalhista, Tiago Saura, e presidida pela Dra. Patrícia Maeda, juíza do Trabalho.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito do Campus Campinas, Professora Adelaide Albergaria Pereira Gomes, a atividade é uma simulação efetiva do que o aluno vai vivenciar na prática ao se formar. “A audiência simulada é uma forma do aluno vivenciar o que acontece no ato processual. Ele visualiza a mesa de audiência, a oitiva das testemunhas, a oitiva das partes envolvidas -- que no direito do trabalho chamamos de reclamante e reclamada -- é exatamente o que acontece no dia a dia na justiça do trabalho”, explicou.

“As pessoas são mais complexas do que a teoria. Essa prática auxilia na formação global do aluno. Ajuda o aluno a entender que precisa ir além, estudar matérias conexas ao direito, ter um tratamento mais humano e psicológico”, observou o professor Tiago Saura.

Para o aluno Lucas Monacci, que participou da audiência, além da experiência prática, a iniciativa também representa um ganho com a troca de informações. “Além de participarmos na prática, a gente acaba conhecendo melhor a área e debatendo. Esse interesse pode resultar em outros simulados”, comentou.