Gestores da Universidade São Francisco visitam os equipamentos públicos do Conjunto Marcelo Stéfani em Bragança Paulista

21/06/2016
 Gestores da Universidade São Francisco (Pró-Reitoria, Direção e Assessoria de Campus), juntamente com os coordenadores dos cursos da área de saúde (Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia), visitaram os equipamentos públicos do Conjunto Marcelo Stéfani em Bragança Paulista, acompanhados pela Secretária de Saúde do município, Profa. Grazielle Bertolini, além de servidores municipais de sua equipe. Trata-se do conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, que deverá ser entregue no próximo mês, tendo 712 famílias contempladas.

Durante a visita foi possível conhecer os equipamentos públicos que serão disponibilizados à população: uma unidade de saúde – Estratégia de Saúde da Família, uma Escola Municipal que atenderá alunos de 0 a 6 anos e um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Estes equipamentos deverão ser entregues junto com os apartamentos e entrarão em funcionamento no segundo semestre de 2016.

Atualmente, as equipes de gestores da USF e da Secretária Municipal de Saúde de Bragança Paulista estudam as possíveis estratégias de integração entre o ensino na área de saúde, a prestação de serviços e a comunidade, sob a lógica da trilogia ensino, pesquisa e extensão, bem como as ações do Ministério da Saúde para a melhoria na formação em saúde, sobretudo a formação médica preconizada pela Lei n° 12.871 de 22 de outubro de 2013, que institui o Programa Mais Médicos. O objetivo principal é formalizar a cooperação técnico científica já existente através de um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

O COAPES é um contrato firmado entre Municípios, Instituições de Ensino, Estado e Ministérios da Saúde e Educação, que são baseados na Lei n° 12.871 de 22 de outubro de 2013, que institui o Programa Mais Médicos. O objetivo é viabilizar a reorganização da inserção dos alunos dos cursos da área de saúde da USF, sejam eles da graduação ou dos programas de pós-graduação (Especialização e Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde), com garantia de estrutura de serviços de saúde em condições de oferecer campos de práticas, mediante a integração ensino-serviço nas Redes de Atenção à Saúde. Assim, é possível aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde.