Alunos da USF são aprovados na OAB

23/06/2016
Alunos da USF são aprovados na OAB
 Os alunos do Curso de Direito, do Campus Campinas (Unidade Cambuí) da Universidade São Francisco (USF), Ellen Lopes e Cícero Fernandes, foram destaque no XIX Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os estudantes estão no 9º semestre e ainda não terminaram a graduação. No Exame são solicitados conhecimentos dos dez semestres da graduação.

Para a coordenadora do Curso, professora Adelaide Albergaria, o resultado é a soma de dois fatores: a metodologia adotada pelos professores de Direito, que consiste em ministrar aulas que proporcionem uma discussão ampla do instituto jurídico a ser ensinado e o outro momento em chamar a atenção dos alunos para o que a OAB e os concursos públicos mais cobram em relação ao instituto jurídico ensinado. “Além do método, temos o segundo fator que é a disciplina dos nossos alunos em fazer as leituras e as reflexões propostas pelos professores como tarefa extra sala de aula. Isso já se tornou uma rotina para o estudante”, afirmou a professora.

Para o aluno Cícero Anderson Fernandes, a aprovação representa uma vitória e o início de uma nova etapa profissional. “O primeiro passo para se conseguir um bom resultado é estudar durante todo o curso de Direito. Para a OAB, desde o 2º ano do Curso faço as provas da primeira fase. A coordenação e os docentes também são fundamentais para nos orientar na preparação. Agora que estou aprovado vou focar no meu futuro profissional, sem ter pressões externas, internas, da família e amigos. É o momento de correr atrás dos meus objetivos”, afirmou Cicero que pretende advogar e futuramente atuar na magistratura.

O Exame de Ordem teve 3.672 candidatos paulistas aprovados e poderão dar início ao processo de inscrição nos quadros da OAB SP. Em números absolutos, São Paulo e Campinas lideram, com 1.369 e 222 candidatos aprovados, respectivamente.

Para permitir um maior aprimoramento profissional dos alunos, no mês de maio, a USF inaugurou no Campus Campinas (Unidade Cambuí o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). No espaço são oferecidas orientações jurídicas à comunidade, como conciliações para resolução de conflitos, oriundos de ações cíveis e de família.