USF sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades em Bragança Paulista

05/07/2016
USF sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades em Bragança Paulista
 A Universidade São Francisco (USF) sediou nos dias 1 e 2 de julho, no Auditório Jurídico Duns Scotus do Campus Bragança Paulista a 6ª Conferência Municipal das Cidades promovida pela Prefeitura Municipal.

O tema deste ano foi “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, o evento tem como objetivo debater questões sobre a mobilidade urbana, o aspecto social e o urbanismo. “Qualquer discussão que trate de problemas e dificuldades da cidade merece ser apoiada”, disse o reitor.

A abertura oficial foi realizada pela vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva e pelo secretário de Planejamento e Habitação, Eduardo Salgado Marconi, com a participação do Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, do reitor da USF, Joel Alves de Sousa Júnior e a diretora do Campus Bragança Paulista, Márcia Aparecida Antonio. “A premissa básica é a participação social, que trata em discutir os futuros da cidade. A cidade é uma disputa de interesses. Nós trabalhamos dentro do ambiente urbano tentando construir consenso, seja ambientalmente sustentável, espaços públicos que ofereçam a igualdade da população. A busca de consensos é um dos desafios da conferência”, destacou o secretário Marconi.

Para o Frei Thiago Alexandre Hayakawa, a participação da Universidade na conferência é uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento da cidade. “A USF ao acolher a conferência endossa os objetivos desse evento que se propõe estimular a interlocução entre autoridades e gestores públicos, com os diversos segmentos sociais, com assuntos relacionados ao desenvolvimento urbano”, explicou o Frei durante a abertura.

No primeiro dia foi realizada uma mesa de debates que contou com a participação da Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Bragança Paulista, professora Paula Marques Braga, que abordou o urbanismo. Durante os dois dias de evento, foram realizadas mesas-redondas e salas temáticas de discussões.

Ao final do evento, foram selecionados 12 delegados, que representarão e defenderão as propostas trazidas pela Comunidade na Conferência Estadual das Cidades.

A Conferência Municipal teve todas as suas discussões baseadas em quatro eixos: Habitação e regularização fundiária; Mobilidade urbana e espaços públicos; Saneamento básico e meio ambiente e Desenvolvimento urbano/econômico. Participaram das atividades docentes, alunos, vereadores locais e autoridades públicas.