Alunos do Curso de Medicina desenvolvem atividades com adolescentes e idosos de Bragança Paulista

04/08/2016
 Os alunos do 2º e do 6º semestres do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) realizaram no primeiro semestre deste ano ações que promoveram o desenvolvimento do aprendizado prático na comunidade de Bragança Paulista.

Nas disciplinas Prática Médica e Sociedade II e VI, os estudantes atuaram respectivamente em contato direto com adolescentes em escolas da cidade e com idosos nas unidades de Saúde, promovendo orientações e cuidados com a saúde. Ambas as disciplinas são ministradas pelas professoras Beatriz Verri e Estela Márcia Flores Gianesella.

Na disciplina Prática Médica e Sociedade II, os alunos realizaram Educação em Saúde em duas escolas públicas, dentro das temáticas de Saúde Ambiental e de Promoção da Saúde. As atividades ocorreram nas escolas estaduais “Profa. Maria José Moraes Sales” e “Prof. Paulo Silva”, em dois períodos cada e com estratégias interativas adequadas à adolescência.

Foram abordados temas como as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, Limpeza urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Ruídos, Qualidade da água de recreação e consumo humano, Desastres naturais, Acidentes com produtos perigosos, Tabagismo, Álcool e Drogas, Sexualidade, etc.

Já na disciplina Prática Médica e Sociedade VI, os alunos atuaram em oito unidades municipais de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para promover atividades dos programas de atenção à saúde do idoso. Nos meses de abril e maio, os estudantes foram divididos em grupos e visitaram as ESF para conhecer as práticas em saúde dos idosos ali desenvolvidas e na sequência efetivar novas ações necessárias para a promoção da saúde no processo de envelhecimento ativo. Os alunos de Medicina desenvolveram seus projetos através de visitas domiciliares e de grupos de atividades e de discussão nas unidades de saúde para orientações de idosos, de seus cuidadores e das equipes das unidades.

Foram desenvolvidas ações para compartilhar informações sobre envelhecimento e saúde, aumentar o autoconhecimento e autoestima, alavancar o auto-cuidado, promover vínculos sociais e afetivos e propiciar conhecimentos via educação em saúde de forma abrangente, além da distribuição de panfletos e cartazes informativos elaborados pelos alunos.

Posteriormente, cada grupo de alunos das duas disciplinas apresentou aos demais em sala de aula o relato das suas atividades práticas.

O objetivo dessas disciplinas no Curso de Medicina é contribuir para formar médicos generalistas, com visão integral e voltada ao SUS, conforme as diretrizes do Ministério da Educação. Os alunos conheceram novas realidades na comunidade e, através de ações de educação, promoção e prevenção em saúde, contribuíram para aumentar a autonomia do cuidado de adolescentes e idosos consigo e com o meio ao seu redor.