Curso de Direito de Itatiba realiza IV Semana Jurídica com temática sobre flexibilização dos direitos trabalhistas no Brasil

11/08/2016
 O Curso de Direito do Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) promove até quinta-feira, dia 11 a IV Semana Jurídica com o tema: “Os direitos fundamentais do trabalhador e a dignidade da pessoa humana”.

A abertura contou com a presença do Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, do diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto, da coordenadora do Curso de Direito, Vanessa Moretti, Presidente da 99º Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itatiba, dr. Arnaldo Galvão Gonçalves e do membro da Comissão de Valorização dos Advogados da 99º Subsecção da OAB em Itatiba, dr. Antônio Sérgio Bicharelli. “Possamos contribuir para que juntos possamos construir a paz que é fruto da justiça”, ressaltou o Frei Thiago.

Durante toda a semana foram apresentados diferentes pontos de vista do cenário atual de flexibilização. “Algumas palestras vão trazer aspectos de constitucionalidade. Precisamos ficar atentos para o aprendizado correto do Direito Constitucional, por fundamentar todas as demais áreas”, afirmou o Reitor durante a abertura.

A primeira palestra foi com a Doutora e Mestre em direito do trabalho pela USP, Dra. Renata Orsi Bulgueroni, que abordou os direitos fundamentais dos trabalhadores. “O Direito do Trabalho tem a ver com a dignidade da pessoa humana e com a paz. Por isso, nós temos que estudar essa disciplina a fundo. É uma disciplina do dia a dia, que você consegue aplicar na prática”, explicou advogada.

De acordo a coordenadora do Curso, a discussão da flexibilização do trabalho é fundamental para os alunos desenvolverem o conhecimento técnico da área e também o senso crítico. “Independentemente da área de atuação, conhecer os direitos fundamentais do trabalhador é essencial para o futuro advogado e também as implicações de uma possível flexibilização”, afirmou a docente.

O encerramento será na quinta-feira, quando é comemorado o Dia do Advogado. A palestra será sobre as implicações da flexibilização dos Direitos do Trabalhador.