USF inaugura primeira etapa de expansão do Campus Bragança Paulista

12/08/2016
USF inaugura primeira etapa de expansão do Campus Bragança Paulista
 Marcando os 40 anos de Presença Franciscana na Universidade São Francisco (USF), o Campus Bragança Paulista iniciou uma série de obras que visam a ampliação dos cenários de aprendizagem prática e de serviço à comunidade. A conclusão da primeira etapa das obras ocorreu no dia 11 de agosto.
Foram inaugurados o Salão Nobre Frei Agostinho Salvador Piccolo (in memoriam), a segunda Sala Web de Aprendizagem e o Anfiteatro Frei Fábio Panini (in memoriam). Participaram da cerimônia o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, o Diretor Secretário, Frei Nilo Agostini, OFM, o Diretor Executivo da CNSP-ASF e reitor da FAE- Centro Universitário de Curitiba, professor Jorge Apóstolos Siarcos, o reitor da USF Joel Alves de Sousa Júnior, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, o definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e diretor-presidente do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), Frei José Francisco dos Santos, a vice-prefeita de Bragança Paulista, Huguette Theodoro da Silva, além de diretores de Campus, coordenadores de Núcleos, docentes, vereadores e autoridades locais.

Durante a abertura, o Frei José Francisco destacou o papel da educação na evangelização franciscana. “A educação é um instrumento especial de evangelização. Quando nós promovemos um evento como de hoje e dedicamos duas salas em memória de dois frades, nós não estamos fazendo apenas a memória desses dois homens que foram entusiastas da educação, mas estamos trazendo para o dia a dia o projeto que esses homens representam. Foram entusiastas e dedicaram suas vidas para que um projeto de educação franciscana existisse”, afirmou o Frei.

O Reitor da USF, ressaltou que as novas instalações fazem parte das atividades de comemoração dos 40 anos de Presença Franciscana da Universidade. “Este não é um simples momento de inauguração de espaços. Faz parte desse momento a nossa comemoração de Presença dos franciscanos na Universidade e isso demonstra que a universidade está viva e se desenvolvendo e crescendo”, disse o professor Joel.

Para o professor Jorge Siarcos, da Administração Geral e reitor da FAE, a união das entidades educacionais é fundamental para a missão franciscana. “Essa força e união de gestões das entidades educacionais com os frades e leigos, aplicam os pilares já citados pelo papa Francisco, nunca perdendo o foco na nossa missão”, explicou.

Na sequência, a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio e o Assessor Administrativo do Campus, Rodrigo Paiva conduziram os convidados para o Anfiteatro Frei Fábio Panini. O novo Anfiteatro tem 170m², com capacidade de 155 lugares. O descerramento da placa foi realizado pelo Reitor da USF, professor Joel de Sousa Júnior e pela Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Fernandes.

Em seguida, os convidados foram até o Salão Nobre que foi revitalizado. O Pró-Reitor de Administração, Adriel de Moura Cabral e um representante da Família do Frei Agostinho Piccolo descerraram a placa. Todos os convidados e comunidade acadêmica e externa puderam assistir a peça Bárbara e Divina, nas novas instalações. O Salão Nobre tem 448m², com capacidade para 400 lugares. Todos os espaços também foram projetados com acessibilidade.

Ainda para este semestre está prevista a inauguração do Centro Tecnológico “Frei Constâncio Nogara”, que tem o objetivo de oferecer aos estudantes das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo atividades práticas durante toda a graduação. Também está sendo construído o Centro de Simulação Realística, um novo espaço para os alunos da área da saúde.

Conheça a biografia
Frei Fábio Panini
Nasceu na cidade de Rodeio, Santa Catarina, em 4 de novembro de 1929. Tornou-se frade menor no ano de 1949. Foi ordenado presbítero em 2 de julho de 1956, na igreja matriz do convento franciscano Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, Rio de Janeiro.
Em Roma, especializou-se em Teologia Franciscana e doutorou-se em Direito Canônico. De volta a Petrópolis, em 1968, concluiu o Curso de Direito. Em 1976, assumiu funções de Diretor Jurídico e Diretor Acadêmico das Faculdades Franciscanas. Foi vice-reitor e assumiu interinamente em 2000 a reitoria da USF. Atuou na USF até julho de 2002. Faleceu, no Rio de Janeiro, em 19 de março de 2009.

Frei Agostinho
Nasceu no tradicional bairro do Pari, em São Paulo, no dia 1º de janeiro de 1930. Tornou-se frade menor no ano de 1950. Ordenou-se presbítero em 2 de julho de 1957. Em 1960, licenciou-se em letras neolatinas. De 1989 a 1991, coordenou o Instituto Franciscano de Antropologia da Universidade São Francisco – função que ocupou até 2008. Foi vice-reitor da USF de 2004 a 2006. Faleceu no dia 28 de novembro de 2014, em São Paulo.