Campus Bragança Paulista realiza Semana Jurídica

17/08/2016
Campus Bragança Paulista realiza Semana Jurídica
 O Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) iniciou no dia 15 de agosto a Semana Jurídica com o tema “Novos paradigmas do Direito”. Todas as atividades ocorrerão no período matutino e noturno até o dia 18 de agosto.

A abertura aconteceu no Salão Nobre do Campus e contou com a presença do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, do Coordenador do Curso, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva e do Presidente da16º Subseção da Ordem dos Advogados de Bragança Paulista, Leandro Ferreira de Souza Netto.

A palestra de abertura foi com o Professor de Direito Civil, Processo Civil e Direitos Humanos, professor dr. Pietro Nardella Dell'Ova, que falou sobre “A constitucionalização do Direito Privado”. O reitor da Universidade destacou a importância de discutir este tema no momento atual. “Quem não souber Direito Constitucional terá grandes dificuldades para exercer a advocacia ou qualquer outra atividade jurídica”, explicou o professor Joel.

O coordenador do Curso de Direito, professor Volney, afirmou sobre a o papel do advogado nas mudanças recentes da sociedade. “ A sociedade vem crescendo e os conflitos estão se transformando. Nós temos uma missão de pacificar a sociedade por meio do oferecimento de medidas de mediação. A Semana Jurídica é importante pelo momento que estamos vivendo e suas mudanças”, explicou o professor.

Durante a abertura, o professor Pietro comentou sobre a atual situação do país e a importância de se respeitar a Constituição Federal. “A Constituição estabelece alguns direitos, algumas garantias e princípios, individuais e coletivos, que funcionam como fundamentos para o Estado Democrático de Direito. Quando você relativiza o fundamento é como bater contra o alicerce. Quando falamos de Constituição é algo que precisa ser constantemente concretizado. Atualmente, o Brasil vive um estado caótico que os direitos fundamentais estão sendo relativizados. Há um movimento anti-fundamentos da Constituição e do Estado Democrático de Direito”, afirmou o dr. Professor Dell'Ova.

O evento visa abordar temas referentes aos novos cenários jurídicos e políticos do país e, desta forma, tem-se como fundamental, a reflexão sobre os institutos que sofreram alterações por parte da legislação e outros institutos recém-criados pela ordem jurídica, tais como delação premiada, mediação e eleições.