handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Professores da Escola Municipal Jorge Tibiriça de Bragança visitam o Laped, Bibliotecas e CDAPH

29/05/2017
Compartilhe:
Professores da Escola Municipal Jorge Tibiriça de Bragança visitam o Laped, Bibliotecas e CDAPH
No dia 29/5, os professores da Escola Municipal Jorge Tibiriça, visitaram a Universidade São Francisco para participarem da I Oficina de Ensino de História, proposta vinculada ao Projeto de Iniciação Científica “Entretecendo experiências do cotidiano escolar com a formação docente e pesquisa”, que integra o projeto de pesquisa intitulado: “Ensino de História: O estudo das práticas de ensino utilizando documentos judiciais, periódicos impressos e narrativas orais”, financiado pelo CNPQ, em que as investigações são desenvolvidas pelos professores e pesquisadores que participam do grupo de pesquisa “Rastros: História, Memória e Educação”, com sede o Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da USF-SP.

O projeto caracteriza-se por estudos interinstitucionais envolvendo cinco universidades: Universidade São Francisco (USF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Este projeto visa estabelecer parceria entre a rede de ensino de Educação Básica do Município de Bragança Paulista e a Universidade São Francisco (USF), no que tange a pesquisa de práticas colaborativas, dialogais e paritárias de ensino/aprendizagem com o professor em exercício (formação continuada) na escola pública, o graduando do Curso de Pedagogia (campus de Bragança Paulista), em formação inicial e os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Rastros.

Os professores foram recebidos no Laboratório de Pedagogia, LaPed, em que puderam conhecer os trabalhos realizados no Curso de Pedagogia, como também na Biblioteca Central onde foram apresentados ao Sistema de Bibliotecas e o acervo de Obras Raras, o que os instigou a refletir sobre a circulação e produção de saberes a partir do conhecimento preservado, após foram acolhidos no CDAPH, onde tiveram oportunidade de participarem de uma visita monitorada ao local.

Palavras-chave


Histórico de Notícias