Alunos de Arquitetura e Urbanismo são destaque na Mostra+Sustentável 2017 no Lar dos Velhinhos

01/10/2017
 Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Campinas (Unidade Swift) participam da Mostra+Sustentável 2017 – Arquitetura, Arte e Gastronomia que ocorre até o dia 12 de outubro, no Lar dos Velhinhos.

A abertura oficial contou com a presença do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, o diretor do Campus Campinas, professor Fernando Gentile, a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Paula Braga, a professora Renata Góes e a aluna Gisele Stocco.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo desempenhou um papel fundamental na elaboração da Mostra. Por meio do Escritório Modelo A4, os alunos participaram da elaboração da Mostra, desde a realização de medições do local, análise do terreno, setorização dos espaços da Mostra, desenvolvimento das plantas de compatibilidade e plantas finais. As atividades foram coordenadas pela professora Renata Ocanha Góes.

Durante o evento, o reitor da USF destacou a importância dos alunos atuarem em projetos de cunho social. “Foi um prazer e uma grande responsabilidade para a Universidade São Francisco contribuir com essa Mostra, que espelha um novo patamar alcançado pela arquitetura e em benefício de instituição tão importante. Projetos com esse perfil são muito bons como campos de estágio e de inovações”, completou o professor.

De acordo com Fernando Caparica, idealizador e coordenador da Mostra+Sustentável, o evento foi a ponte entre a instituição, o ensino, a pesquisa e a extensão. “Em todos os ambientes, com exceção de alguns acabamentos utilizados somente durante o evento, as demais intervenções permanecerão no local para uso da instituição”.

A aluna Gisele Stocco participou do projeto, abrangendo entre outros itens a setorização dos espaços do edifício que foi o foco da ação dos arquitetos e demais profissionais envolvidos. “É muito bom participar de um trabalho concreto de nossa profissão, ajudando a comunidade e ao mesmo tempo pensando no planeta e nas próximas gerações”, disse Gisele.

Num espaço de 2.950 metros quadrados – 850 de edificação, 1.500 de paisagismo e 600 de rua – a mostra conta com 33 ambientes externos e internos assinados por arquitetos, designer de interiores e paisagistas de Campinas e região.

O Lar dos Velhinhos é um dos maiores abrigos para idosos do Brasil e referência no país no cuidado ao idoso em situação de vulnerabilidade social. A entidade tem capacidade para atender até 128 idosos e tem por missão promover o envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do idoso.

A USF também participa do evento com a presença de docentes do Curso de Arquitetura nas conversas técnicas que ocorrem todas as quartas-feiras.

Informações e agendamento de visitas: www.mostra.com.br