Campus Itatiba reinaugura Biblioteca Santa Clara

06/10/2017
Campus Itatiba reinaugura Biblioteca Santa Clara
 O Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) reinaugurou na quinta-feira, dia 5 de outubro, a Biblioteca Santa Clara. O Campus Itatiba passa por um momento de renovação, com a inauguração, no segundo semestre, de novos espaços que contribuirão ainda mais para a formação dos alunos.

As novas instalações da biblioteca Santa Clara têm uma área de 830 m², 200 m2 a mais do que a instalação anterior. O novo espaço conta com sete salas de estudos em grupo, mesas de leitura e sala multimídia. Os alunos do Colégio Bom Jesus também se beneficiarão com um espaço exclusivo na nova biblioteca.

Participaram da inauguração o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, Frei Fidêncio Vanboemmel, o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o Diretor Vice-presidente, Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM, o Diretor-Administrativo, Frei Mário Luiz Tagliari, OFM, o Diretor Secretário, Frei Nilo Agostini, OFM, o reitor da FAE e administrador geral, Jorge Apóstolos Siarcos, o reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andréa Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, o diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto e a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio. Entre as autoridades presentes estavam o Secretário de Educação, Anderson Wilker Sanfins, representando o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, os Secretários Municipais Jorge Nicolau (Planejamento e Desenvolvimento) e Adalberto de Lima (Finanças), as vereadoras de Itatiba Leila Bedani e Roselvira Passini, além de diversos e outros representantes, tais como o jornalista Manoel Roberto Massaretti (JI e CRN), o presidente da OAB de Itatiba, Dr. Arnaldo Galvão Gonçalves, os representantes da Polícia Militar, Major Frederico Izidoro e Capitão Oswaldo Guarizzo.

Durante a inauguração, Frei Fidêncio ressaltou a importância da biblioteca como berço da Ciência e a importância de homenagearmos Santa Clara. “Ao usarmos esse novo espaço, que possa brilhar o clarão de São Francisco de Assis e Santa Clara para iluminar o mundo tão carente de coisas boas”, disse Frei Fidêncio em seu discurso.

O reitor da USF, professor Joel, relembrou a tragédia da enchente que atingiu a cidade de Itatiba em 10 de março de 2016, quando mais de 30 mil livros do acervo foram perdidos. “Nós tivemos sérios problemas em 2016. Nossa Biblioteca foi afetada e várias obras danificadas. Hoje temos uma biblioteca revigorada e remodelada”, afirmou o reitor.

Para o diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Pizzolatto, os novos espaços representam uma nova fase do Campus Itatiba. “Mesmo em tempos de crise, a Universidade São Francisco vem investindo fortemente na melhoria e ampliação de suas instalações, fruto de um cuidadoso planejamento que prevê a retomada do crescimento econômico em anos vindouros. Quando esse momento chegar, a USF estará devidamente preparada para novas demandas no Ensino Superior”, explicou o diretor do Campus.

O Secretário de Educação destacou o compromisso da USF com o município de Itatiba. “Desejamos que a Universidade São Francisco cresça mais em Itatiba e continue a oferecer com primor cursos de qualidade”, ressaltou o professor Anderson Sanfins.

Após a cerimônia de inauguração, a placa da nova biblioteca foi descerrada pelos pró-reitores Iara Andréa Alvares Fernandes e Adriel de Moura Cabral. O Frei Vitório Mazzuco realizou a benção do local e, na sequência, os convidados puderam conhecer as novas instalações.