USF assina parceria com Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba e Usina de Reciclagem

31/10/2017
No dia 25 de outubro, quarta-feira, foi celebrado o Termo de Parceria entre a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba-AEAI, a Universidade São Francisco-USF e a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil de Itatiba-URI, que tem como objetivo principal o desenvolvimento de estudos e pesquisas para aproveitamento e destinação dos resíduos da construção civil gerados no município de Itatiba.

No evento de celebração dessa importante parceria, além dos representantes signatários do Termo, o presidente da AEAI, Eng. Civil Nelson José Mostaço, o diretor-presidente da mantenedora da USF (Casa de Nossa Senhora da Paz), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, e o administrador da URI, Antonio Carlos Ubinha, estiveram presentes o diretor do Campus Itatiba da USF, Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto, o Eng. Civil Marcelo Franceschini (AEAI), os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Glacir Teresinha Fricke, de Engenharia Civil, Prof. José Roberto Paolillo Gomes, de Engenharia de Produção, Profa. Elaine Cristina Marques, além dos representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura do Município de Itatiba, Thais Polezel Franco de Camargo e Marcio Aurélio Ulhano Megda, e, também, a arquiteta Jane Tassinari Fantinelli, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USF.

Dentre as várias metas estabelecidas no Termo de Parceria estão a realização de pesquisas e estudos para desenvolvimento de aplicações e reaproveitamento dos agregados reciclados e a criação de programas de ação educativa sobre resíduos da construção civil para alunos tanto da rede pública como da rede particular de ensino, evidentemente contando com o apoio da Secretaria de Educação de Itatiba. Aliás, a participação do poder público também será essencial para a consecução das metas estabelecidas no Termo de Parceria e, por esse motivo, a AEAI e a Prefeitura do Município de Itatiba, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, deverão celebrar, em breve, um Termo de Cooperação. Nesse sentido, a AEAI terá como missão coordenar o trabalho a ser desenvolvido pelos parceiros, promovendo a efetiva cooperação entre universidade, empresa e poder público.