USF entrega Plano de Mobilidade Urbana para Bom Jesus dos Perdões e assina novos convênios

12/03/2018
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 08 de março a entrega do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) da cidade de Bom Jesus dos Perdões. No dia, também foram assinados convênios e aditivos com os municípios de Mairiporã, Joanópolis, Pedra Bela e Engenheiro Coelho.

O evento contou com a presença do Diretor Presidente da CNSP-ASF e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Marcia Aparecida Antônio, o coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Marcelo Silva, a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Glacir Fricke, a coordenadora do projeto Mobilizar, professora Cândida Costa Baptista, o professor Marcelo Bardi, e estagiários e ex-estagiários que contribuíram para a elaboração dos planos de mobilidade urbana. O evento também contou com a presença dos prefeitos das cidades parceiras, como o prefeito Mauro Garcia, de Joanópolis, Alvaro Jesiel, de Pedra Bela, Antonio Aiacyda, de Mairiporã, Pedro Franco de Oliveira, representado pelo chefe de gabinete, Pedro Soares, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional de Bom Jesus dos Perdões, Arlindo Caruso Filho, além da assessora do secretário adjunto de Cultura de São Paulo, Waldirene Ricanelo e professores da USF.
Durante a entrega do Plano de Mobilidade Urbana da Cidade de Bom Jesus dos Perdões e assinatura de convênios e aditivos, o vice-reitor destacou a importância da Universidade contribuir para a política nacional de mobilidade urbana, assim como no aprendizado dos alunos. “A USF estabelece um diálogo com os desafios que a política nacional apresenta e todo o conhecimento produzido na Universidade de fato corresponde aos anseios da sociedade”, afirmou o frei.

O PMMU será elaborado pelos alunos da USF de acordo com a Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), e deve conter sugestões para organizar e melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas e integrar os diferentes modos de transporte.

Após a conclusão do PMMU, o documento é entregue à cidade para passar por uma análise do grupo de trabalho da Prefeitura, pelos docentes da USF e pelo Grupo de Trabalho Local, composto por representantes da população.

Todos os planos apresentam etapas para etapas para atender as diretrizes gerais da legislação vigente contemplando: Mobilização social, Diagnóstico atual da Mobilidade Urbana no Município e as alternativas e metas para melhorar as condições de vida e no meio natural.